Respostas
Resposta: Na escultura, pintura ou arquitetura, o Renascimento tinha como inspiração as antigas artes gregas e romanas. Os artistas retratavam os rosto e figuras humanas com detalhes realistas, além de projeções de igrejas equilibradas em tamanho e forma.
Explicação:
Escultura: Durante o período da arte renascentista as esculturas eram caracterizadas pela sensualidade do corpo nu, sendo Davi de Donatello o primeiro grande exemplo desse fato. Os artistas tinham forte interesse pela forma do corpo humano e as expressões do homem, por isso suas obras eram reflexo do conhecimento que obtinham dentro dessa área.
O busto-retrato volta a popularidade no Renascimento e, a partir disso, muitos artistas passam a produzir bustos, baixos-relevos e pequenos bronzes que facilitava a mobilidade de suas peças.
Pintura: Dentro da pintura, era possível notar as diferentes perspectivas de cada artista através de diversas distâncias, proporções, técnicas de pintura e princípios da matemática que exploravam a geometria como aliada a arte.
Além disso, as cores eram trabalhadas a fim de trazer contraste. Algumas áreas eram iluminadas e em outras apenas se via sombras. Isso era usado para reforçar o volume dos corpos.
Por ser um período marcado pela liberdade e individualismo, os pintores renascentistas desenvolveram novas técnicas capazes de tornar as pinturas ainda mais realistas.
Arquitetura: O revivalismo clássico é a ordem arquitetônica que caracteriza o Renascimento. A projeção e construção dos edifícios segue um rigor matemático, além de uma separação definitiva entre arquitetura, escultura e a pintura, pois a nova arquitetura não permitia qualquer destaque as outras duas manifestações.