• Matéria: Saúde
  • Autor: User1928928983
  • Perguntado 3 anos atrás

Como ser organizada e ter um horário bom de estudo

Respostas

respondido por: 1234455v
1

Resposta:

dicas para criar uma rotina de estudos eficiente

1. Avalie o seu dia a dia

O primeiro passo para criar um plano de estudos que seja eficiente é avaliar a sua rotina. Considere os seguintes pontos:

 Ter em mente todas as atividades que você desempenha ao longo da semana vai ser útil na hora de estruturar o seu horário de estudos. Crie um calendário semanal e inclua nele as suas obrigações.  

2. Estabeleça um local para estudar

Depois de ter ciência sobre o seu cotidiano e antes de criar um calendário de estudos, o indicado é estabelecer um local adequado para se dedicar a essa atividade com plenitude.

 ser o mais silencioso possível;

ter uma escrivaninha que proporcione conforto;

não oferecer distrações;

 ter todos os materiais necessários;

 Se a sua casa é movimentada e não proporciona a tranquilidade necessária para você se concentrar, nossa sugestão é optar pela biblioteca pública da sua cidade ou a da sua escola.

Ou então, tente conversar com as pessoas que moram com você e explicar como um ambiente mais calmo é importante para que seu objetivo seja alcançado!

 3. Monte um cronograma para as disciplinas que deverão ser estudadas

Agora é o momento de listar todas as disciplinas que serão cobradas nas provas de vestibular e estruturar os seus estudos. Sabe o calendário semanal que você criou com todas as suas atividades? Acrescente também as matérias que pretende estudar por dia. Tente intercalar disciplinas em que você tem mais facilidade com aquelas que exigem um esforço maior.

 Contar com essa diversidade na hora de estudar é interessante porque contribui para que você não desista da rotina de estudos estabelecida.

4. Mantenha horários fixos

De acordo com o psicólogo americano Jeremy Dean ele explica que algumas atividades demandam esforço e tempo maiores do que outras, mas a média apresentada já é suficiente para transformar as ações praticadas em hábitos.

Se você levar em consideração essa informação na hora de montar a sua rotina de estudos, o ideal seria, portanto, manter horários fixos para cada uma das atividades do seu cronograma, de modo que o seu cérebro se acostume a realizá-las.

Ou seja, você vai ter mais motivação e vai procrastinar cada vez menos na hora de estudar.

5. Tenha ao alcance todos os materiais necessários

Para não ter que ficar levantando toda hora para buscar algo diferente — um livro, um caderno, uma caneta ou até mesmo um copo de água —, deixe ao seu alcance todos os materiais que serão necessários.

 6. Evite distrações

Nós mencionamos que ter conexão à internet é uma das características de um bom ambiente de estudos. Por outro lado, isso não quer dizer que você pode ficar acessando as redes sociais e o AppWhats o tempo todo.

 7. Cuide do corpo

Cumprir a rotina de estudos consumirá uma grande quantidade de energia, principalmente quando as atividades ainda não se transformaram em hábitos. Além disso, será preciso lidar com uma série de crenças limitantes, que tentaram de todas as formas manter a zona de conforto.

Os exercícios físicos e os bons hábitos de alimentação serão fundamentais para ter energia no estudo e no exame.

 8. Faça pausas

Pausas e momentos de lazer também devem estar presentes em seu cronograma de preparação. Descansar a mente de tempos em tempos é imprescindível para ganhar fôlego e voltar com tudo aos estudos. O importante é saber dosar quais atividades serão feitas e se elas serão benéficas para esse período de assimilação de conteúdo.

Uma dica é aproveitar as pausas para realizar atividades físicas.

9. Invista em diferentes métodos de estudo

Já considerou investir em algum método para a rotina de estudos ser ainda mais eficiente? Na técnica conhecida como Pom-odoro, por exemplo, o estudante se dedica a uma atividade por 25 minutos e pausa por 5. Após essa ação se repetir quatro vezes, a pausa deve ser um pouco maior, por cerca de 30 minutos.

Dessa forma, você vai observar o quanto rende em determinado período e vai fazer uma gestão melhor do seu tempo.

 10. Separe um tempo para revisões

Muitas vezes, pode ser chato retornar a um assunto que já foi visto antes, principalmente porque ficamos com a sensação de não estarmos progredindo. O problema é que, sem revisões e exercícios, esquecemos muito facilmente.

As informações coletadas em um dia de estudo são extremamente frágeis e precisam ser constantemente reforçadas. A chamada curva do esquecimento é severa ao apontar mais de 50% de perda somente nas primeiras 24 horas.

 11. Defina objetivos e metas claras

A base para manter uma rotina de estudos é a realização com significado. Ao sabermos por que fazemos algo e existindo um motivo relevante, temos mais chances de nos engajarmos na tarefa. O segredo, portanto, é ter objetivos e metas.


User1928928983: Muito obrigada
1234455v: dnda
Perguntas similares