A Grécia era chamada pelos antigos gregos de Hélade, que queria dizer ‘terra dos helenos’, referência a um lendário personagem, Heleno, cujos filhos teriam povoado a região. O período compreendido entre a ascensão de Alexandre ao poder, em 336 a.C., e o domínio da Grécia pelos romanos, em 146 a.C., é comumente denominado Período Helenístico (séculos IV-II a.C.). Sobre a cultura grega, o helenismo e a contribuição de Alexandre, o grande, marque a alternativa ERRADA. * 1 ponto A expansão macedônia, com as conquistas de Alexandre, da Grécia à Índia, ajudaram na difusão da cultura grega pelo Oriente. A helenização do Oriente ocorre em via de mão dupla, ou seja, a cultura grega é levada para o Oriente, mas também é influenciada por aspectos da cultura oriental. Ocorreu a difusão da cultura grega por meio da expansão dos macedônios, assim como a assimilação de elementos orientais pela cultura grega, produzindo a cultura helenística. Na Grécia antiga, as pólis desenvolviam-se de forma autônoma. Toda a produção artística e de conhecimentos dos gregos ficou restrita ao universo das cidades-Estado. Alexandre, o grande, teve como professor o filósofo grego Aristóteles, nutria respeito e admiração pela cultura grega.
Respostas
respondido por:
1
É incorreto aquilo afirmado em D, de modo que a alternativa correta é a D. Embora as poleis (plural de pólis) fossem politicamente independentes umas das outras, elas se ligavam tanto por laços econômicos quanto culturais, não sendo a cultura que era desenvolvida em uma determinada Cidade-Estado restrita aos seus limites.
Além deste elemento de ligação entre as diferentes cidades na formação do mosaico cultural grego, os gregos eram também influenciados pelo contato com outras culturas. O alfabeto grego, por exemplo, foi influenciado pelos fenícios.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás