“Há de tomar o pregador uma só matéria, há de defini-la para que conheça, há de dividi-la para que se distinga, há de prová-la com a Escritura, há de declará-la com a razão, há de confirmá-la com o exemplo, há de amplificá-la com as conveniências que se hão de seguir, com os inconvenientes que se devem evitar; há de concluir, há de persuadir, há de acabar.” (Padre Antônio Vieira)
Este trecho do Sermão da sexagésima, de autoria do Padre Antônio Vieira, aponta as partes que compõem o discurso argumentativo e ilustra o Barroco, em seu estilo conceptista. Em que consiste este estilo? Exemplifique-o com o texto acima.
Respostas
respondido por:
0
O estilo conceptista no movimento literário do Barroco tem como foco a explicação de conceitos e jogo de ideias nos textos, nos quais o conteúdo é o mais importante. Portanto, os textos do estilo conceptista valorizam o uso de argumentos racionais, pensamento lógico e a retórica.
No trecho do Sermão da Sexagésima, pode-se destacar o seguinte exemplo:
"Há de tomar o pregador uma só matéria, há de defini-la para que conheça, há de dividi-la para que se distinga"
O trecho aborda a forma como o pregador usa uma matéria, um assunto para a reflexão. O autor usa os verbos "dividir, concluir, persuadir..." para descrever o processo de reflexão do ouvinte sobre a palavra.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás