1. Que aspecto atual da ciência você imagina que resultará em algo surpreendente no futuro e que poderia ser contado em uma história? 2. Que elementos uma história de ficção científica pode conter? 3. Por que a imaginação é um aspecto importante para a criação de histórias de ficção científica? 4. Que palavras, modificadoras de verbos, você utilizaria para revelar ao leitor que a história se passa em um tempo futuro? Justifique. 5. Compare e explique o sentido dos verbos caçar e cassar nas frases “O gato caçou o rato por toda a casa” e “O Congresso cassou o mandato do senador”. Não escreva no livro. 41
Respostas
1um exemplo do Robô que era na decadas pasada a teoria da conspiração e hoje temos
muitos robô presente na sociedade
2Incluem componentes científicos como essenciais ao andamento da trama. Esse gênero consiste, a priori, de uma elaboração de fatos e princípios científicos em forma de narrativa, mas também pode abordar temas fantásticos, que, inclusive, contradigam tais fatos e princípios. Entretanto, nas duas situações, deve haver algum nível de plausibilidade e verossimilhança.
3todos os filmes foram pensados , a imaginação é muito importante pois é dela que podemos ser criativos. Ela apresenta uma capacidade muito fundamental pois podemos nos reinventar.
4 qualquer palavra no futuro coma terminação ao como por exemplor eles irão
5Na frase "O gato caçou o rato por toda a casa", o verbo caçar indica que o gato perseguiu o rato com a intenção de capturá-lo.
Já na frase "O Congresso cassou o mandato do senador", o verbo cassar não significa que o mandato do senador foi perseguido, mas que o seu mandato, e consequentemente os seus direitos políticos, foi invalidado.
Os verbos caçar e cassar, embora soem exatamente iguais quando ditos em voz alta, possuem uma grande diferença de significado.
Caçar, quando escrito com -ç, significa perseguir com a finalidade de prender ou matar.
Cassar, quando escrito com -ss, significa invalidar, anular.