• Matéria: Direito
  • Autor: leandrobalbinoapac
  • Perguntado 3 anos atrás

O Direito, como qualquer outra ciência – matemática, biologia, economia, medicina, informática, etc –, tem uma linguagem técnica que lhe é peculiar, a qual deverá será empregada sempre que for preciso. Contudo, o problema do juridiquês não se refere ao uso comedido e necessário de termos técnicos. Infelizmente, cumpre destacar que a prática do juridiquês não é restrita somente a magistrados, como acreditam algumas pessoas, mas também é uma prática de muitos advogados, procuradores, promotores, enfim de muitos profissionais do Direito. É claro que o profissional do Direito não pode se esquecer nunca da função social da linguagem nesta área, pois muito mais do que produzir uma peça o profissional deve ter em foco o outro o qual é destinatário de sua mensagem deseja saber que direitos estão sendo defendidos ou violados. Assim, o operador do Direito precisará dosar o seu texto, de forma que a linguagem técnica não deverá sacrificar nunca a clareza do que está sendo dito. Não é um campo fácil, mas é algo que se pode realizar. Disponível em: Acesso em: 13/10/2021. Considerando os termos jurídicos trabalhistas, associe as duas colunas, relacionando os termos com seus respectivos significados. (1) Reclamatória ( ) Ato pelo qual o Juiz ou o Tribunal decide uma causa. (2) Julgamento ( ) Denominação moderna da reclamação trabalhista, que é o início do processo trabalhista. (3) Sentença ( ) Meio pelo qual uma das partes, vencida numa decisão judicial, procura obter outro pronunciamento, para anulá-la ou reformá-la, total ou parcialmente. (4) Recurso ( ) Decisão proferida por um juiz num processo. Decisão, portanto, de juiz singular. Na Justiça do Trabalho, existe, porém, a figura da sentença normativa, que não é proferida por juiz singular e sim por um colegiado, nos casos de dissídio coletivo. A sequência correta desta classificação é: Alternativas Alternativa 1: 1, 3, 4, 2. Alternativa 2: 2, 1, 4, 3. Alternativa 3: 1, 3, 2, 4. Alternativa 4: 4, 2, 3, 1. Alter


leandrobalbinoapac: alguem pode me ajudar

Respostas

respondido por: maarigibson
3

A alternativa correta sobre linguagem técnica jurídica é a alternativa 2 - 2 1 4 3.

Em um processo, existe o julgamento, que é quando o juiz ou tribunal poderá proferir uma decisão sobre o caso, e a sentença, que é a decisão de um juízo singular.

Para tribunais colegiados, o termo correto da decisão é acórdão. É importante dominar os conceitos corretos da linguagem jurídica para fazer um bom manuseio do processo.

Perguntas similares