A exportação das flores atinge atualmente o patamar de 125 mil toneladas por ano, e se configura como a terceira mais importante fonte de divisas do Quênia. Com uma taxa de desemprego que ultrapassa os 40%, o lucro do cultivo de rosas não é negligenciável no país: a floricultura emprega cerca de meio milhão de quenianos. Uma produção massiva, responsável por alimentar cerca de 80% do mercado europeu, mas que traz, enraizada em seu desenvolvimento crescente, problemas importantes do ponto de vista da preservação do Meio Ambiente e de um comércio justo e em sintonia com os direitos dos trabalhadores rurais e a utilização responsável dos recursos hídricos.
Disponível em: . Acesso em: 21 Jun. 2018
A produção massiva de flores, na Quênia, gera impactos como
A
preservação dos recursos hídricos.
B
aumento dos direitos trabalhistas.
C
preservação ambiental.
D
desgaste dos recursos naturais.
E
desemprego
Respostas
A resposta correta é a letra D: "desgaste dos recursos naturais".
O Quênia é um país localizado no continente africano, em sua porção oriental. Está na faixa equatorial e apresenta clima quente e úmido, o qual favorece o cultivo de plantas ornamentais, como alguns tipos de flores. O mercado de produção das flores é um dos mais lucrativos do país e voltado para a exportação.
Com a demanda cada vez maior dos países europeus pelas flores do Quênia e por preços mais baixos, as condições de trabalho nessas lavouras são não dignas aos trabalhadores, os quais estão expostos também a muitos produtos químicos. Além da questão social, há também a problemática do meio ambiente, pois é utilizada uma grande quantidade de água e que são também contaminadas pelos produtos químicos.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Resposta:
Resposta correta letra D
Explicação:
Desgaste dos recursos naturais.