Historicamente o trabalho Social esteve atrelado a ações filantrópicas e de benesse, não visando a emancipação do sujeito, mas apenas atender emergencialmente parte de suas necessidades, bem como atuar como instrumento disciplinar de contenção do descontentamento popular.
BARETA, Andressa; CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito; CURI, Silviane Del Conte. Gestão do Sistema Único da
Assistência Social e o trabalho com família. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016. (Adaptado). Reimpresso em 2019.
Sobre este contexto analise as asserções a seguir:
I. O trabalho era filantrópico com ações que garantiam uma visão parcial e fragmentada da realidade vivenciada pela família e pelo indivíduo, resolviam problemas imediatos, sem promover qualquer tipo de melhoria ou transformação na vida dos envolvidos.
SENDO QUE
II. Na atualidade o profissional de serviço social, no exercício cotidiano deve reafirmar este trabalho emergencial para que as camadas populares não se amotinem prejudicando assim a economia do país e aumentando ainda mais as expressões da questão social.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II completa corretamente a I.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II não complementa corretamente da I.
Respostas
Resposta:
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. (marquei essa)
Explicação:
Pesquisa no Livro Digital – Gestão do Sistema Único da Assistência Social e do Trabalho Social com Famílias:
Páginas 80 e 81: O TRABALHO SOCIAL
Historicamente, o trabalho social teve suas bases pautadas no voluntariado e na filantropia, por outro lado, mantinha o mínimo e emergencial de forma precária e, muitas vezes, como instrumento de disciplina e ordem social, minimizando os conflitos sociais. Era executado filantropicamente de forma descontinuada, pontual, emergencial e sem regulamentação, por damas de caridade representantes da sociedade mais abastada e pela Igreja Católica.
Tais ações garantiam uma visão parcial e fragmentada da realidade vivenciada pela família e pelo indivíduo e não avaliavam o contexto de cada demanda, resolviam problemas imediatos, sem promover qualquer tipo de melhoria ou transformação na vida dos envolvidos.
O profissional de serviço social, no exercício cotidiano, “visa a resgatar pessoas da situação e risco social e promovê-las, a gerar capital social, inclusão e emancipação social” (OLIVEIRA, 2008, p.90).
A ideia de filantropia está baseada como um amor profundo à humanidade, como seu conceito. Ela surgiu por volta de 347 antes de Cristo, onde Platão utilizou os recursos da família para auxiliar na construção de sua universidade. Baseado nessa ideia, apenas a primeira alternativa é verdadeira.
A partir dessa ideia, o trabalho social se baseou em ações filantrópicas com o objetivo de fortalecer as camadas menos favorecidas, promovendo melhorias na sociedade.
Por fim, o assistente social pode auxiliar em medidas que sejam úteis para a construção de um ambiente adequado no que tange a formação dos indivíduos e o espaço em que eles vivem.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/24748976