• Matéria: Geografia
  • Autor: helloisafelicia47
  • Perguntado 3 anos atrás

Pesquise sobre os conflitos no Tibete e a independência do Timor-Leste.

Respostas

respondido por: esposadomateus28
1

Explicação:

conflito armado em Timor-Leste teve início em 1975, em consequência da invasão da Indonésia, apesar de, desde 1945, o governo indonésio, em obediência ao Direito Internacional, afirmar à ONU e a outras instituições não ter qualquer reivindicação territorial sobre Timor Oriental.

Em 1960 Timor-Leste foi considerado pelas Nações Unidas como um território não autónomo sob administração portuguesa. De 1962 a 1973, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, sucessivamente, diversas resoluções que reconheciam o direito à autodeterminação de Timor-Leste.

Após a Revolução de 25 de abril de 1974 em Portugal, as colónias portuguesas ficaram independentes, e o mesmo se pensaria acontecer com Timor Oriental. Surgiram três partidos políticos em Timor-Leste, a União Democrática Timorense (UDT), a Associação para a Integração de Timor na Indonésia (primeiramente apelidada AITI e mais tarde denominada APODETI) e a Frente de Libertação de Timor Leste (FRETILIN).

Em 1975, o desentendimento entre os diferentes partidos políticos agravou-se e começou a guerra civil. Impotente perante os factos, a administração portuguesa abandonou Timor e, em 28 de novembro de 1975, a FRETILIN declarou a independência da República Democrática de Timor-Leste. Dez dias depois a Indonésia invadiu o território.

Depois da ocupação do território, organizou-se a resistência maubere, que se instalou nas montanhas de Timor, liderada por Xanana Gusmão.

A 12 de novembro de 1991 deu-se o massacre de Santa Cruz, cujas imagens foram filmadas e divulgadas pelo mundo todo. Durante uma manifestação a favor da independência de Timor-Leste as forças de segurança indonésia abriram fogo contra civis desarmados, causando a morte de cerca de 250 timorenses. Em novembro do ano seguinte, Xanana Gusmão foi capturado e enviado para Cipinang, a prisão indonésia de mais alta segurança. Estes acontecimentos foram decisivos para a tomada de consciência do genocídio e da fome causados por duas décadas de ocupação indonésia, há muito denunciados pela Diocese de Díli. Também o governo português procurou chamar a atenção da Comunidade Internacional para a violação dos Direitos do Homem que se estava a verificar em Timor-Leste.

espero ter ajudado

Shaylla Castro...


helloisafelicia47: vlw
esposadomateus28: de nada
Perguntas similares