• Matéria: História
  • Autor: altairschaustzpaydze
  • Perguntado 3 anos atrás

A ideia de nação passou a ser forjada ainda na década de 1890 por Dom Pedro II e pelos intelectuais do IHGB. Havia um interesse em o Brasil ter mais autonomia, visto que, mesmo diante da independência, Portugal ainda exercia muita influência. Do mesmo modo, o Brasil não desejava mais ser reconhecido como um país de escravidão, mas sim como um país tropical. Nesse sentido, foram criados heróis nacionais, imagens simbólicas e paisagens idealizadas.
Considerando essas premissas, escolha a alternativa correta:

É possível dizer que a 'romantização' indígena foi respeitosa em relação às diferenças étnicas.

O uso da imagem indígena tinha por objetivo substituir a negra, a fim de que o Brasil negasse a existência deles.

IHGB foi fundamental na crítica à imagem indígena.

Indígenas foram idealizados em imagens romantizadas e idílicas. Mesmo sem o apoio às questões e às necessidades desse grupo, a imagem reproduzida deles era bastante interessante para esse processo.

A criticidade do IHGB era baseada em fontes documentais e orais.

Respostas

respondido por: sophia870714
0

Resposta:

Com o processo de institucionalização do Império Brasileiro, que aconteceu entre os anos de 1824 e 1831, já havia uma necessidade de se criar um “projeto para a nação”, isto é, dar ao país recém-independente uma identidade e uma imagem orgânica. Muitos políticos e intelectuais expressavam tal necessidade e pensavam em estratégias múltiplas para tornar viáveis pesquisas sobre o que havia no país, sobretudo no interior (ainda pouco conhecido à época), de culturalmente substantivo, bem como o que havia, na esfera da natureza e da geografia, que ainda não tinha sido descoberto. A criação do IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro), em 1838, constituiu um passo adiante nesse projeto.

Perguntas similares