• Matéria: Ed. Física
  • Autor: matheuspmachado3
  • Perguntado 3 anos atrás

Existem dois tipos de práticas corporals de aventura, que são classificados de acordo com o ambiente em que são praticados Quais são? De exemplos de cada um ​

Respostas

respondido por: analiviadonasc66
0

A Práticas Corporais de Aventura são divididas de duas formas, as PCAN (Prática Corporal de Aventura na Natureza) e as PCAU (Práticas Corporais de Aventura Urbanas).

Antigamente, esportes radicais eram atividades que envolviam paraquedismo, snow board e vôo livre, com o passar do tempo, outras atividades foram criadas e incluídas como rafting, trekking, escalada, montanhismo, mergulho, entre outras. Os esportes radicais quando praticados como um lazer ou atividade recreativa podem ser muito agradáveis, mas se não se tomar os devidos cuidados poderão gerar acidentes e até a morte do praticante. A definição de esporte de aventura, também conhecido como esporte da natureza, surgiu no final da década de 1980 e início da década de 1990, quando foi usado para designar esporte de adultos como o paintball, surfe, alpinismo, montanhismo, paraquedismo, bungee jumping, trekking , ciclismo de montanha, que antes eram esportes praticados por um pequeno grupo de pessoas, passaram a se tornar populares em pouco tempo.

EXEMPLO DE PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA BMX ou Bicicross - é praticado com bicicletas especiais em uma espécie de corrida em pistas de terra com diversas rampas e obstáculos.

Parkour ou em português: arte do deslocamento, é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano.

Skate - consiste em deslizar sobre o solo superando obstáculos equilibrando-se numa prancha com rodas.

Acquaride - Consiste em descer corredeiras sobre uma câmara de ar utilizando as mãos como propulsores. Luva e capacete são equipamentos de segurança obrigatórios.

Alpinismo ou Montanhismo é a prática de subir montanhas através de caminhada ou escalada.

Arborismo - consiste na travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e outras atividades que podem ser criadas.

Asa-delta - é um tipo de aeronave composta por tubos de alumínio, que proporcionam a sua rigidez estrutural, e uma vela feita de tecidos, que funciona como superfície que sofre forças aerodinâmicas, proporcionando a sustentação da asa-delta no ar.

Bungee jumping - consiste em praticar um salto em lugares muito altos amarrados pelos tornozelos ou cintura a uma corda elástica.

Motocross, MX ou MotoX - é praticado sobre motocicletas de estilo off-road em lugares com diversos obstáculos, são várias as categorias do Motocross, como: Arenacross, Trial e Enduro.

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos.

Parapente, ou paraglider em inglês, é semelhante a um paraquedas pois também tem uma estrutura flexível e o utilizador está suspensos. O voo de parapente é uma modalidade de voo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição onde é considerado esporte radical.

Rapel - é uma atividade praticada com o uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações.

Rafting - é a prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis, equipamentos de segurança.

Snowboard, Snowboarding ou Esnouborde - é um esporte que consiste em equilibrar-se sobre uma prancha sobre superfícies com neve em encostas de montanhas como no esqui.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares