Há uma crise no sistema social escolar. É preciso que os educadores e os pais reavaliem o princípio da permissividade com que as crianças e os adolescentes vêm sendo educados, nas últimas décadas. O que se percebe é que é impossível uma sociedade se sustentar e se fortalecer se as próximas gerações não se situarem da sua responsabilidade civil na sociedade, tomando ciência de seus direitos e deveres num todo. Nesse sentido, devemos lembrar que alguns princípios educacionais do passado são permanentes, tais como: só tem direitos quem cumpre os deveres, primeiro, a obrigação, depois, a diversão e outros princípios tão válidos quanto esses. (FONSECA apud ACÚRCIO, 2004, p. 159).
Respostas
Resposta:
propor o princípio de dividir adequadamente o tempo das crianças e jovens, de forma semelhante ao que acontece com os adultos
Explicação:
Resposta: D.
d) propor o princípio de dividir adequadamente o tempo das crianças e jovens, de forma semelhante ao que acontece com os adultos.
Explicação: O texto trata de se propor o resgate do saudável princípio de dividir adequadamente o tempo das crianças e jovens, de forma semelhante, mas não igual, ao que acontece com os adultos: de segunda à sexta-feira, maior ênfase ao "trabalho", aos sábados e domingos, maior ênfase ao "lazer". Se isto for feito de forma escalonada, com respeito à faixa etária, é possível incutir nas crianças, desde muito cedo, a noção de responsabilidade e a da importância e nobreza do trabalho, preparando-as, assim, para sobreviver num mundo que não dará chances para quem não possuir as armas corretas. (FONSECA apud ACÚRCIO, 2004, p. 159)