Um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais que produzem dicionários é a elaboração dos vocábulos que designam cores. Você já deve ter percebido, nas suas tentativas de explicar uma determinada cor para outra pessoa, que cores são muitos difíceis de serem definidas linguisticamente. Por conta da natureza desses elementos, vocábulos como amarelo, vermelho e azul não podem ser descritos ou reproduzidos em proposições simples ou nos seus próprios termos – tal como poderia ser feito para se descrever o tamanho ou a forma de um objeto.
Respostas
A análise do vocábulo sobre as cores apresentadas pode ser interpretada da seguinte forma:
1 - Que é uma cor situada no espectro solar (Amarelo)
2 - Que desperta força poder, perigo, fogo, sangue, excitação (Vermelho)
3 - Que corresponde a própria sensação provocada na visão humana pela radiação, sendo o comprimento de onda da ordem de 492 e 577 nanômetros. (Verde)
Vale notar que a apresentação desses exemplos sobre os significados das cores devem estar baseados em seu significado no dicionário e o que elas despertam, para que os alunos possam associar seu conceito teórico a prática.
Resposta:
Uma das soluções mais comuns para a elaboração de definições para os vocábulos que designam cores é descrever objetos ou entidades no mundo que tenham aquelas determinadas cores como uma das suas propriedades naturais essenciais.
Amarelo: "a cor da gema do ovo", "a cor do ouro", "a cor da luz do sol", "a cor do enxofre".
Como exemplo prático, podemos listar o dicionário virtual Aulete Digital e a enciclopédia livre Wikipédia, nos quais encontramos essas definições acompanhadas também de representações iconográficas com as respectivas cores.
Explicação: