Entre os séculos XIV e XVI, a Europa viveu o que denominamos de Renascimento Cultural. O que levou à revolução científica, que mudou a concepção do ser humano diante da natureza, rompeu com postulados absolutos do mundo medieval e iniciou uma jornada para a consolidação da racionalidade científica.
Sobre a chamada Renascença ou Renascimento, associe cada termo a sua respectiva definição.
1. Antropocentrismo.
2. Humanismo.
3. Racionalismo.
4. Individualismo.
( ) A reflexão humana é condutora da compreensão do Universo. Por meio de seu conhecimento podemos analisar, conhecer e dominar a natureza. O conhecimento científico nasce desta potencialidade da experimentação.
( ) Colocado no centro de toda a medida para aquilo que existe, o Universo só pode ser descrito a partir do ser humano. Ele é a preocupação de tudo o que se sabe, especula e busca. Logo passa a ser a medida de todas as coisas.
( ) A particularidade passa a ser valorizada. O grande artista, o literário, o cientista, o pensador, o autor de uma obra deve ser lembrado e valorizado. Podemos deixar nossa marca no mundo e temos o direito de sermos reconhecidos por ela.
( ) As coisas que acontecem na vida humana são passiveis de serem entendidas pela própria humanidade e ter ela como agente principal. Não se quer mais a perfeição do ser humano para buscar chegar a Deus, mas dar ao ser humano a sua própria medida, entender o que ele é e ter o poder de ser o que desejar.
A sequência correta desta classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
2, 4, 1, 3.
Alternativa 2:
3, 1, 4, 2.
Alternativa 3:
1, 2 4, 3.
Alternativa 4:
2, 1, 4, 3.
Alternativa 5:
4, 3, 2, 1.
Respostas
Resposta:
Alternativa 2
Explicação:
Alternativa 2
( 3 ) A reflexão humana é condutora da compreensão do Universo. Por meio de seu conhecimento podemos analisar, conhecer e dominar a natureza. O conhecimento científico nasce desta potencialidade da experimentação.
( 1 ) Colocado no centro de toda a medida para aquilo que existe, o Universo só pode ser descrito a partir do ser humano. Ele é a preocupação de tudo o que se sabe, especula e busca. Logo passa a ser a medida de todas as coisas.
( 4 ) A particularidade passa a ser valorizada. O grande artista, o literário, o cientista, o pensador, o autor de uma obra deve ser lembrado e valorizado. Podemos deixar nossa marca no mundo e temos o direito de sermos reconhecidos por ela.
( 2 ) As coisas que acontecem na vida humana são passiveis de serem entendidas pela própria humanidade e ter ela como agente principal. Não se quer mais a perfeição do ser humano para buscar chegar a Deus, mas dar ao ser humano a sua própria medida, entender o que ele é e ter o poder de ser o que desejar.
O racionalismo é a teoria onde a razão é o seu fundamento; o antropocentrismo é a teoria que concebe o homem no centro do mundo; o individualismo é o homem com ele mesmo e o humanismo traz um pensamento coletivo e científico ao mundo (2).
Na modernidade, o teocentrismo da Idade Média dá lugar ao antropocentrismo, sendo o homem a figura valorizada e ressaltada pela Modernidade. Com isso, a Igreja e as concepções divinas ligadas à razão são transpostas para o homem, sendo ele o foco de todo o pensamento.
Na Filosofia Moderna, a ciência, a razão, as experiências e o conhecimento são temas principais, porque o objeto que fundamenta esses estudos é o HOMEM e como ele se relaciona com o mundo.
Portanto, o homem, como sujeito, é agente e atua diretamente no processo da obtenção do conhecimento.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/11944686
EQUIPE J&D ASSESSORIA (MAPAS E ATIVIDADES)
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
Entre em Contato e Solicite um Orçamento!!!
WHATS (15) 99617-0573
*********************************************