Campanha Metrô sem Lixo promove ações de conscientização no Recife
O Metrô de Recife realizou na manhã desta quinta-feira mais uma ação educativa da Campanha Metro sem Lixo, que busca conscientizar o usuário do sistema ferroviário da Região Metropolitana do Recife (RMR) sobre a importância de manter o ambiente limpo, evitando descartar lixo no chão ou fora dos locais indicados.
Adaptado de: TV Jornal. Disponível em: . Acesso em: 04/10/2021
A notícia apresenta uma ação educativa para que o cidadão realize o descarte correto dos resíduos sólidos. As consequências negativas da destinação inadequada de resíduos sólidos são para sociedade como um todo, por isso sua correta destinação é responsabilidade de cada cidadão. A aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei n. 12.305), um dos mais importantes instrumentos legais para promover a sustentabilidade, tem grandes desafios a serem enfrentados, tanto para as esferas governamentais, como para a sociedade como um todo.
Considerando o exposto, em relação à sustentabilidade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Ser sustentável é atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as futuras gerações atenderem as suas próprias necessidades.
Porque
Para ser sustentável, qualquer empreendimento humano deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Respostas
A respeito das asserções, a opção correta é a letra B - "As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I".
Vamos analisar as asserções.
A primeira asserção diz o seguinte:
"Ser sustentável é atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as futuras gerações atenderem as suas próprias necessidades."
Está correto. O conceito de "sustentabilidade" apresentado está coerente, uma vez que pressupõe o usufruto presente sem comprometer o usufruto futuro.
A segunda asserção diz o seguinte:
"Para ser sustentável, qualquer empreendimento humano deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito."
Também está correto, essas são condições de possibilidade para a sustentabilidade de um empreendimento humano.
Vimos que as duas asserções corretas, no entanto, da sua leitura é possível perceber que a primeira não decorre da segunda. São asserções que, embora tratem sobre o mesmo conteúdo, apresentam-se de forma independente.
Bons estudos!