Conhecer os conceitos da administração de materiais contemplando os diferentes tipos de estoques e controle de custos para planejamento do processo produtivo de acordo com as necessidades existentes faz toda a diferença na hora de executar as atividades de gestão de estoque. Para o controle de estoque temos diversas ferramentas e softwares que visam a administração assertiva do processo de armazenagem e estocagem. Os recursos logísticos têm um papel muito importante para que os gestores possam organizar-se de forma funcional no ambiente corporativo e o grande desafio é a gestão integrada da logística e dos seus respectivos recursos logísticos, pois uma gestão departamentalizada gera limitações na gestão executiva e também nos resultados corporativos, porém, a integração e a respectiva gestão por processos dos recursos logísticos se traduzem em graus importantes de competitividade exigidos no ambiente empresarial.
OLIVEIRA, Adriano Aparecido de; PAPPA, Marcia Fernanda; ALVES, Júlio Cesar Bueno. Administração de Materiais e Logística. Maringá: Unicesumar, 2017 (adaptado).
Neste contexto, analise as alternativas e assinale a correta sobre as tradicionais áreas responsáveis pelo gerenciamento dos recursos logísticos:
Alternativas
Alternativa 1:
Os recursos logísticos são gerenciados tradicionalmente nas áreas funcionais de transporte, movimentação e armazenagem e planejamento dos estoques têm seus resultados potencializados por meio da utilização do planejamento logístico e da gestão da informação.
Alternativa 2:
Os recursos logísticos acontecem naturalmente e tradicionalmente nas áreas funcionais de transporte e movimentação, têm seus resultados potencializados por meio da utilização da gestão da informação, portanto, por serem processos "naturais" não necessitam de gerenciamento.
Alternativa 3:
Os recursos logísticos que são gerenciados tradicionalmente nos níveis mais elevado da hierarquia organizacional e eventualmente nas áreas funcionais de transporte e planejamento dos estoques, têm seus resultados potencializados por meio da utilização do planejamento logístico.
Alternativa 4:
Os recursos logísticos que são gerenciados tradicionalmente nas áreas funcionais de transporte e planejamento dos estoques têm seus resultados potencializados por meio da utilização reativa do planejamento logístico e da utilização da gestão da informação para execução de processos.
Alternativa 5:
Os recursos logísticos que são processos tradicionalmente apresentado na área de gestão de projetos no tocante as áreas funcionais de transporte, movimentação e armazenagem têm seus resultados potencializados por meio da utilização do planejamento logístico e da gestão da informação.
Respostas
Resposta:
alternativa 1
Explicação:
pag 94 livro
Resposta: Alternativa 1: Os recursos logísticos são gerenciados tradicionalmente nas áreas funcionais de transporte, movimentação e armazenagem e planejamento dos estoques têm seus resultados potencializados por meio da utilização do planejamento logístico e da gestão da informação.
Explicação: Pag. 94 (2ª paragrafo) Os recursos logísticos são gerenciados e representados pelas empresas, normalmente por áreas funcionais tradicionais da logística. Geralmente, a execução
e o gerenciamento do trabalho logístico têm sido organizados em torno de áreas
funcionais clássicas. Por exemplo, “a contratação, a execução e a administração
dos transportes têm sido tipicamente desempenhadas por um departamento de
tráfego” (BOWERSOX; CLOSS, 2004, p. 22).