Talvez você não saiba o que é um Contrato Social, de acordo com a teoria política, mas você já parou para se perguntar o que é o Estado? Quando o Estado foi pensado? Qual é a utilidade dele? Será que a sociedade realmente necessita de um Estado? Questionamentos assim já devem ter surgido ou surgirão na mente de boa parte das pessoas, tanto em forma de dúvida, quanto por conta de alguma indignação. Uma das primeiras abordagens sobre Estado e que permanece em evidência e debate, tanto para questioná-la, quanto para concordar com ela, é a corrente dos Contratualistas.
Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2021.
Considerando o texto acima e os estudos da disciplina, avalie as afirmações a seguir sobre pensamento dos contratualistas.
I. A partir do pensamento de Rousseau, o ser humano naturalmente é ruim, e por isso se justifica que a sociedade seja a sua salvação, aceitando um contrato social para isso.
II. No pensamento de Locke a preservação das propriedades dos seres humanos não acontece naturalmente, e por isso se justifica a busca destes pelo convívio em comunidade, aceitando os termos que ela impõe.
III. De acordo com o pensamento de Hobbes, a constituição física e instintiva dos seres humanos os torna prejudiciais para si mesmo, precisando de algo para instituir a ordem, o que vem a se configurar na sociabilidade em detrimento da liberdade total.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
Thomas Hobbes é crítico do estado de natureza e afirma que o homem deve abdicar da sua liberdade para obter segurança e paz na sociedade (3).
Thomas Hobbes, filósofo da política moderna, concebe o estado de natureza como sendo uma esfera de guerra de todos contra todos, ou seja, ele é um espaço de luta pela sobrevivência e os homens, embora livres, são egoístas, ambiciosos e não controlam seus impulsos.
A solução, para Hobbes, está na proclamação de um Estado soberano, onde os homens e as mulheres abdicam da sua liberdade, assinam um pacto social e conseguem conviver de forma harmônica, pois o Estado é uma esfera consensual e assegura a segurança e o bem-estar aos indivíduos.
Para que os homens são sejam "os lobos" dos homens e a violência reine nessas relações, o contratualismo é necessário e o Estado acaba sendo detentor de todo o poder para mediar as relações humanas através de leis e normas jurídicas.
Link: brainly.com.br/tarefa/26395379