As democracias mais antigas da história começaram assim, instigando a participação popular, a discussão e o debate entre as pessoas, para que então fossem tomadas decisões coletivamente. A primeira democracia da qual se tem relatos é a de Atenas, na Grécia Antiga, em que os cidadãos se reuniam em praça pública para discutir política e tomar decisões acerca de problemas da cidade. Essa é a mais antiga forma de exercício direito da cidadania. Porém, é importante ressaltar que, nessa época, eram considerados cidadãos apenas homens que fossem filhos e netos de atenienses, ou seja, mulheres, escravos e mestiços não tinham direito de exercer sua cidadania, pois sequer eram considerados cidadãos. Ser cidadão, portanto, era um privilégio.
Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2021.
Considerando as informações expostas acima e os estudos da disciplina, avalie as afirmações a seguir sobre democracias diretas e indiretas.
I. Tanto a democracia direta como a indireta o povo toma as decisões diretamente, afinal essa é a essência da democracia.
II. O Brasil possui uma democracia direta, em que são eleitos diretamente pelo povo presidentes, governadores e prefeitos.
III. No mundo moderno, a aplicação da democracia direta torna-se inviável, assim a democracia indireta, através da representação se torna mais aplicável.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
Resposta:
Alternativa 3:
III, apenas
Explicação:
Segundo Hannah Arendt, o mundo moderno, por conta da sua amplitude populacional, precisou se adaptar à realidade do voto indireto, diferente da pólis grega (3).
As premissas I e II estão erradas, porque, no voto indireto, o povo efetua o voto por meio de uma urna (eletrônica ou não) e opta por um ou mais candidatos políticos.
No voto direto, por sua vez, não há urna, mas um palanque para que cada pessoa expresse sua razão de sufrágio e o candidato que melhor lhe representa.
Na pólis grega, os cidadãos participavam das questões de interesse público nas ágoras e assembleias realizadas. Contudo, nem todos tinham voz política, como, por exemplo, as mulheres, os escravos e os estrangeiros.
Nesse sentido, os assuntos não ficavam destinados aos imperadores ou reis, mas ao povo grego.
A democracia ateniense se caracteriza pela visibilidade, pois os homens apareciam e falavam nas assembleias; pela palavra e pela isonomia, uma vez que todos os homens tinham direito a se expressar por meio da oratória e da retórica.
Link: brainly.com.br/tarefa/895138
Explicação na pág 112