Em pesquisa realizada tendo como objeto de estudo a cobertura da mídia a uma crise energética que ocorreu no Brasil, LEAL (2003, p. 102), concluiu que: “[...] o governo conseguiu, durante a cobertura do racionamento, agendar a mídia impressa para veicular, na maior parte das vezes, matérias de serviço e informações técnicas, e restringiu o debate ao campo das opiniões, publicadas em artigos ou editoriais.” A partir desse texto, é possivel afirmar que: I - O agendamento ocorreu em função do apoio da mídia impressa ao governo. II - A mídia impressa foi agendada e veiculou informações com o foco que interessava ao governo. III - As matérias que poderiam apresentar interpretações que não interessavam ao governo foram publicadas apenas no campo opinativo. Assinale a única alternativa que apresenta CORRETAMENTE a relação entre essas proposições e o texto que as antecede: a. Apenas a alternativa III é correta. b. São corretas as afirmativas II e III. c. São corretas as afirmativas I, II e III. d. São corretas as afirmativas I e III. e. Todas as afirmativas são incorretas.
Respostas
Resposta:
São corretas as afirmativas II e III.
Explicação:
O Agenda Setting, portanto, segue sua trajetória, sendo aplicável a determinados contextos, afirmando-se como hipótese, antes que Teoria, caracterizando, uma vez mais, o que afirma Hohlfeldt (2001, p. 189), ao avaliar o Agenda Setting, considerando nessa perspectiva, em oposição à de uma Teoria:
Uma hipótese, ao contrário, é um sistema aberto, sempre inacabado,
adverso ao conceito de erro característico de uma teoria. Assim, a uma hipótese não se pode jamais agregar um adjetivo que caracterize uma falha: uma hipótese é sempre uma experiência, um caminho a ser comprovado e que, se eventualmente não der certo naquela situação específica, não invalida necessariamente a perspectiva teórica. Pelo contrário, levanta, automaticamente, o pressuposto alternativo de que outra variante, não presumida, cruzou pela hipótese empírica, fazendo com que, na experiência concretizada, ela não se confirmasse.
Esse sistema aberto permanece presente no campo dos estudos da Comunicação, contribuindo para a compreensão das relações que se estabelecem na Sociedade a partir da presença dos Meios de Comunicação de Massa e seu papel estruturador da realidade.
Articulado com metodologias das Ciências Humanas e Sociais, contribui efetivamente para os estudos de Mídia, inclusive no Brasil, país que desenvolveu um sistema de produção de bens simbólicos e um campo de Estudos da Comunicação que têm grande participação na construção de representações sociais e interferência na formação da Opinião Pública.
Resposta: b. São corretas as afirmativas II e III.