• Matéria: Direito
  • Autor: felipesoares50pd263v
  • Perguntado 3 anos atrás

Com base nos conceitos de trabalho produtivo e improdutivo, a categoria profissional dos assistentes sociais se fundamenta para compreender o ser social e a questão social, objeto este de intervenção de seu trabalho. SOARES, D. M. C. Processo de Trabalho em Serviço Social. Maringá: UniCesumar, 2017. Neste sentido, verifica-se que o Serviço Social é ​ Alternativas Alternativa 1: uma profissão que tem na condição de assalariada sua inserção institucional, o que condiciona seu fazer profissional e a crítica ao modo de produção capitalista, uma vez que está engendrada na reestruturação produtiva do trabalho. Alternativa 2: uma especialidade do trabalho coletivo que precisa apreender das manifestações da questão social a totalidade, isto é, fazer o processo de mediação entre as dimensões: teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Alternativa 3: responsável por decifrar a questão social e atender os interesses do capital, por meio da produção da força de trabalho para entender os interesses das classes sociais e seus projetos societários. Alternativa 4: responsável por preparar a força de trabalho para servir ao capital, ao mesmo tempo em que garante, por meio das políticas sociais modernas, a atenuação dos conflitos cotidianos. Alternativa 5: uma profissão criada na esfera da divisão sócio-técnica do trabalho para responder as demandas do modo de produção capitalista, ou seja, para servir ao capital e seus ditames.

Respostas

respondido por: brisasoares
4

Resposta:  Alternativa 4: responsável por preparar a força de trabalho para servir ao capital, ao mesmo tempo em que garante, por meio das políticas sociais modernas, a atenuação dos conflitos cotidianos.

Explicação:

Se voce conferir na apostila página 80 verá que fala sobre os conceitos produtivo e improdutivo, logo a baixo temos a seguinte citação:

[...] o Serviço Social também é responsável por preparar a força de trabalho

para servir ao capital, ao mesmo tempo em que garante, por meio das

políticas sociais ‘modernas’, a atenuação dos conflitos cotidianos, os que

colocam na esfera das necessidades ou da política (BATISTA, 2014, p. 162).

Perguntas similares