• Matéria: Administração
  • Autor: rafaellafonseca96
  • Perguntado 3 anos atrás

Pedro é dono de uma fábrica de chocolates que vem apresentando ótimos resultados nos últimos anos, abrangendo significativa parcela de seu mercado. Graças a esses resultados expressivos, a empresa está adquirindo uma de suas concorrentes diretas, o que lhe permitirá ainda maior abrangência de mercado.

A operação está avançando rapidamente, e Pedro precisa definir quem será seu braço direito na condução dessa nova unidade. Como a fábrica está localizada em outro estado, precisará escolher alguém adequadamente qualificado, que possa tocar o negócio com autonomia.

Contudo, Pedro está ciente de que será necessário oferecer capacitação adicional a seu escolhido, garantindo que possa desempenhar adequadamente a gestão da nova fábrica, que ficará distante da matriz.

A questão é que Pedro não sabe qual de seus gerentes escolher (afinal todos são competentes e demonstram grande potencial), e ao mesmo tempo precisa tomar essa decisão de forma rápida, pois o processo de aquisição está se encaminhando para a etapa final e o gestor precisará estar disponível tão logo o processo seja concluído.

Para que possa solucionar adequadamente essa questão, Pedro resolve procurar o auxílio de uma consultoria especializada, e escolhe a sua empresa para assessorá-lo. Frente ao cenário apresentado, e baseado em seu conhecimento sobre vivências e jogos, o que você pensa ser possível sugerir a Pedro para atender sua necessidade? E que benefícios você pode sinalizar como possíveis a partir da alternativa sugerida?

Anexos:

Respostas

respondido por: larilisboa2017
3

Resposta:

Padrão de resposta esperado

A situação apresentada sinaliza duas necessidades básicas:

• Escolha de um dentre os três integrantes do quadro gerencial atual;

• Capacitação do gerente escolhido.

Como Pedro não dispõe de muito tempo, o ideal seria conduzir as duas demandas de forma paralela. Para tanto, sugiro a aplicação de um programa de treinamento e desenvolvimento, mesclando vivências e jogos.

• A parte voltada para as vivências permite a capacitação dos três gestores;

• Já a parte voltada para os jogos é responsável pela apuração do vencedor, por meio de um sistema de pontuação predeterminado.

Os gestores são introduzidos em um ambiente simulado, em que podem desenvolver habilidades e competências, ao mesmo tempo em que Pedro pode avaliá-los no desempenho de suas atividades.

Como benefícios do programa, além da escolha do gestor para a nova fábrica, Pedro estaria capacitando todos os seus gestores, o que traria melhores resultados inclusive para aqueles que permaneceriam em suas funções atuais. Isso se reverteria em benefícios adicionais à empresa a partir do aperfeiçoamento de habilidades conceituais, técnicas e humanas de seus gestores.

Explicação:

Perguntas similares