Os itens abaixo correspondem a três metodologias com potencial de uso no âmbito da genética, cujas descrições são apresentadas em seguida. Observe atentamente esses dois conjuntos de informações e os relacione corretamente: a terapia gênica b clonagem terapêutica c clonagem reprodutiva I Método que visa à formação de um indivíduo a partir do material genético de uma célula somática de um indivíduo adulto. II Método que induz as células de uma pessoa afetada por doença genética a produzirem um determinado tipo de proteína que elas não estavam geneticamente aptas a fabricar. III Utiliza células-tronco para a produção de células diferenciadas, com o intuito de promover a regeneração de tecidos, evitando, assim, transplantes de órgãos. Assinale a alternativa que apresenta a relação correta:
a. I – a, II – c, III – b.
b. I – b, II – c, III – a.
c. I – c, II – a, III – b.
d. I – a, II – b, III – c.
e. I – c, II – b, III – a.
resposta certa C
Respostas
Resposta:
Alternativa C. Terapia gênica II. Clonagem reprodutiva III e Clonagem terapêutica I.
Explicação:
A terapia gênica, também conhecida como geneterapia, realiza a inserção de genes nas células e tecidos como forma de suprir alelos não funcionais os quais podem ter sido afetados por alguma doença. Dessa forma, o indivíduo passa a produzir proteínas funcionais como forma de tratamento à doença.
A clonagem reprodutiva utiliza métodos de transferência nuclear no qual o núcleo de um óvulo é substituído por outro núcleo oriundo de outra célula somática. Ao final do período gestacional, o indivíduo formado será idêntico a composição genética da célula somática.
A clonagem terapêutica utiliza os mesmos princípios da clonagem reprodutiva, porém, o óvulo com núcleo é produzido em laboratório e não em um útero. Esta técnica possui a finalidade de produção de células-tronco para a produção de tecidos ou órgãos saudáveis.