• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: lilianeifpa
  • Perguntado 3 anos atrás

Só pode se comercializado capacetes com aprovação do Inmetro, sendo que a obtenção CA também depende deste selo. Nesse sentido, disserte sobre o que se deve levar em conta ao adquirir um capacete de segurança.​

Respostas

respondido por: renanferrazzani
0

Resposta:

Primeiro deve-se escolher qual o tipo do capacete (Tipo I, II, ou III.

Segundo deve-se definir a classe (Classe A ou Classe B)

Terceiro definir o sistema de proteção  

(composto pelo casco do capacete e suspensão (parte interna). A jugular não faz parte desse sistema e seu uso não é obrigatório, pois sua finalidade é somente evitar o desprendimento do capacete, o que pode ocasionar sua queda. É comumente utilizada em trabalhos em altura, para evitar que o capacete caia sobre a cabeça de outras pessoas que executam atividades em solo. O casco do capacete tem por finalidade a proteção dos usuários contra impactos na parte superior da cabeça, não contemplando impactos em suas laterais. Quando o capacete for considerado Classe B, também oferecerá isolamento para trabalhos com energia elétrica.)

Em quarto, definir a composição do casco (Os capacetes podem ser fabricados com diversos tipos de materiais, geralmente polímeros e/ou copolímeros.

A maioria dos capacetes do mercado é composta por um polímero polietileno de alta densidade (PEAD), que é um material mais barato e com uma resistência a riscos e durabilidade menor quando comparado a outros materiais.

Capacetes mais técnicos, como o caso do Baseball Diamond V, são fabricados em materiais que elevam sua resistência e durabilidade, como o ABS, que é um copolímero de acrilonitrila butadieno estireno, sendo um material termoplástico rígido, leve e de elevada resistência ao impacto.

O capacete Baseball Diamond V é o ÚNICO capacete do mercado para uso na indústria e construção civil, confeccionado em ABS, e isso significa que, resumindo em poucas palavras: o capaceteBaseball Diamond V é confeccionado em material que proporciona maior durabilidade, alta resistência e tecnologia.)

E por último, definir o design e conforto (O design dos capacetes vai além de proteção: tem a função de promover conforto e funcionalidades que nem sempre são visíveis, somente sentidas quando em uso, as quais:

I. Abas: as abas dos capacetes auxiliam impedindo que a luz solar direta atinja os olhos do usuário, em se tratando de capacetes do Tipo II (aba frontal), ou na nuca e ao redor da cabeça, em se tratando dos capacetes Tipo I (aba total). No entanto há capacetes que não possuem abas (Tipo III), para evitar que estas atrapalhem ou diminuam o campo de visão do usuário.

II. Angulação das abas: muitos capacetes Tipo II possuem abas retas ou que interferem no campo de visão do usuário, no entanto capacetes como o Baseball Diamond V possuem uma curvatura acentuada que permite maior área de visão quando comparados a outros modelos, sem perder a funcionalidade que é reduzir a incidência luminosa sobre os olhos do usuário.

III. Ranhuras: as ranhuras que existem sobre os capacetes servem para dissipar a energia de algum objeto que os acertem. Em geral, os capacetes com menor espessura no casco necessitam de mais ranhuras para serem eficientes contra impacto.

IV. Canaleta lateral: muitos capacetes possuem canaletas que servem de apoio para outros EPIs acopláveis ao capacete, porém não possuem serventia relacionada à proteção do usuário.

V. Suspensão: alguns capacetes possuem suspensão confeccionada em plástico flexível, injetada em uma ou mais peças; essas suspensões possuem maior durabilidade, mas o conforto é agressivamente menor.

Outros capacetes, como o Diamond, possuem suspensão confeccionada em várias peças de materiais diferentes, como: um arco em termoplástico flexível e cintas em tecido. Dessa forma possuem boa durabilidade e conforto excepcional.

VI. Pontos de apoio (suspensão): nesse caso, a regra é simples: quanto mais pontos de apoio a suspensão possuir com o capacete, melhor será a distribuição de peso do mesmo e de seus componentes sobre a cabeça, proporcionando uma utilização muito mais confortável. O Diamond é um dos poucos capacetes que já vem equipado com oito pontos de apoio.

VII. Cintas de suporte (suspensão): a mesma regra de suporte se aplica para as cintas: quanto mais cintas de suporte a suspensão possuir, maior será o suporte entre o capacete e a cabeça do usuário. Capacetes com duas cintas são menos confortáveis do que capacetes com três cintas.

VIII. Ajuste da suspensão: há diversos modelos de ajuste da suspensão do capacete à cabeça do usuário, os mais comuns são:

• Fivela de pressão: modelo mais simples e mais barato, porém com ajuste dificultado;

• Catraca: botão giratório que permite o ajuste girando para a direita ou para a esquerda para abrir ou fechar. Sistema mais caro, com facilidade de ajuste limitada.

• Fivela com botão: é o sistema mais prático e mais econômico. O ajuste pode ser realizado apenas com uma das mãos e utilizando apenas um dedo. O capacete Baseball Diamond V vem equipado com este sistema por se tratar do melhor sistema de ajuste.

• Inclinação do sistema de ajuste: a parte posterior da suspensão, na mesma região de ajuste, possui inclinação para melhor acomodação à cabeça sem impedir os movimentos.)

Perguntas similares