Respostas
Resposta:
A moeda oficial da China é o Renmimbi, mas o yuan é a unidade de conta. Assim como no Brasil, onde a moeda é real, mas nós contamos preços em reais.
Em 2019, o PIB foi de U$ 14.140 bilhões (Statista), segundo do mundo e atrás somente dos EUA.
A taxa de desemprego é baixa, com 3.8% da população sem trabalho formal em 2020 (Statista).
Em janeiro de 2020, a inflação chinesa chegou a 5,42%, um número que não acontecia há mais de 8 anos. Posteriormente, ao longo do ano, o índice teve queda e chegou a 1,73% em setembro (Global rates). Em 2018, a dívida pública Chinesa era de 50,5% de seu PIB (Trading Economics).
No ranking de liberdade econômica, que analisa direitos de propriedade, gastos do governo, eficiência da regulamentação e mercado econômico, a China ocupa o 103º lugar em um total de 180 países analisados em 2020 (Heritage).
Por outro lado, no índice de competitividade global, ocupa o posto de 28º país no mundo entre 141 analisados (FMI).
No levantamento, foram levados em conta fatores como instituições, infraestrutura, estabilidade macroeconômica, saúde, mercado e inovação.
Não é segredo, também, a importância da China no Comércio Internacional, visto que o país é o maior exportador do mundo, com um valor de U$ 2,5 trilhões em produtos no ano de 2018 (howmuch).
Os portos e aeroportos são extremamente importantes para a economia e comércio internacional da China. Dos 10 portos mais movimentados do mundo, 6 estão no país, o que não é um espanto se levarmos em conta a capacidade de Exportação e Importação do país. Estes portos são:
Shangai;
- Shenzhen;
- Ningbo;
- Hong Kong;
- Guangzhou;
- Tianjin.
Explicação: