Os governantes e os proprietários de escravos negros faziam o que podiam para tentar coibir a fuga dos escravizados. Conde de Assumar, um dos governadores da região aurífera, chegou a sugerir à Coroa de Portugal a permissão para cortar o tendão de aquiles dos escravos para evitar que escapassem. Uma medida do rei datada de 1741 determinava que, nas Minas, os cativos negros que tivessem fugido e fossem capturados, seria marcado com um ferro em brasa na espádua, se tentassem novamente a fuga, uma orelha seria cortada. (SCHWARCZ; STARLING, 2015). SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Helena M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Sobre a situação dos africanos escravizados na América Lusitana, analise as afirmações a seguir e, considere (V), para o que for verdadeiro e (F) para o que for falso. ( ) As fugas de escravos negros diminuíram consideravelmente após estas determinações, haja vista que os africanos tinham medo de serem submetidos a tais punições. ( ) Os cativos africanos só eram sujeitos a castigos extremos quando fossem flagrados organizando fugas coletivas ou mesmo quando eram recapturados pelos feitores. ( ) Somente os escravos do eito não eram castigados de maneira extrema, pois os donos entendiam que os mesmos não podiam ficar tão machucados a ponto de comprometer o desenvolvimento de suas atividades diárias. ( ) Onde houve escravidão, houve resistência. Assim, mesmo diante de todos os horrores promovidos pelos proprietários de escravos e pela própria Coroa de Portugal, os africanos não se sentiram intimidados e buscaram a liberdade sempre que tivessem uma oportunidade. Considere a alternativa que corresponde a sequência correta. Alternativas Alternativa 1: V, V, V, V. Alternativa 2: F, V, V, V. Alternativa 3: F, F, F, V. Alternativa 4: F, F, V, V. Alternativa 5: F, V, F, V.
Respostas
Resposta:
F F V V
Explicação:
É a mais lógica.
A resposta correta é a alternativa 3: FFFV.
A mão de obra de escrava foi amplamente utilizada durante o Brasil Colonial e no período do ciclo do ouro, no século XVIII, uma grande demanda de escravos chegou ao país. Entretanto, diante das recorrentes fugas de escravos, foram aplicadas leis mais duras e com castigos físicos que incluíam a amputação de membros do corpo do escravo.
Apesar das punições, as fugas continuaram a acontecer de forma frequente, pois as condições de vida no campo e locais de trabalho eram muito duras. Além disso, haviam diferentes tipos de escravos. Os escravos de eito ou de campo sofriam com as piores condições de trabalho, estadia e alimentação, mas também sofriam com as punições físicas.
Espero ter ajudado, bons estudos.