Comparando a América Latina e o continente africano, aponte as singularidades entre a pobreza das regiões e a culpa da Europa nisso.
Respostas
Resposta:
No início de setembro, ao término de uma reunião com 45 organizações da América Latina e da África, em Johanesburgo (África do Sul), foi lançado o Diálogo entre os Povos Africanos e Latino-Americanos. O objetivo é estreitar as relações entre as organizações da sociedade civil do Mercosul e do CDSA (Comunidade de Desenvolvimento do Sul da África).
Durante o encontro, foram debatidas estratégias de ação comum em questões trabalhistas, de gênero, meio ambiente, comunidades rurais, comércio e indústria nas duas regiões. Foi constatado que os problemas são bastante parecidos e que estes países podem aprender muito com a troca de experiência e informações.
Coordenado pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), no Brasil, e pelo Alternative Information and Development Centre (AIDC), na África do Sul, o Diálogo é lançado num momento em que os governos do Brasil, África do Sul e Índia aprofundam as discussões sobre o Fórum IBSA (Índia-Brasil-África do Sul). A meta é estabelecer acordos comerciais e fortalecer a capacidade política nas negociações com os países ricos do Norte.
Moema Miranda e Maurício Santoro, respectivamente coordenadora e pesquisador do Ibase, falam ao redeGIFE sobre o surgimento da iniciativa, sua importância e os resultados esperados, além das questões comuns na América Latina e na África.
redeGIFE – Quais são as principais semelhanças e diferenças entre o terceiro setor na América Latina e na África?
Moema Miranda e Maurício Santoro – As semelhanças vêm dos problemas comuns: pobreza, exclusão social, degradação do meio ambiente, desigualdades de gênero e raça etc. A principal diferença é que na América Latina a democracia formal se consolidou e a sociedade civil tem uma participação mais ativa na vida política dos países. Na África, muitos países ainda enfrentam regimes autoritários e a sociedade civil precisa lutar por direitos civis básicos, como liberdade de expressão e de associação.
Resposta:
As semelhanças vêm dos problemas comuns: pobreza, exclusão social, degradação do meio ambiente, desigualdades de gênero e raça etc. A principal diferença é que na América Latina a democracia formal se consolidou e a sociedade civil tem uma participação mais ativa na vida política dos países. Na África, muitos países ainda enfrentam regimes autoritários e a sociedade civil precisa lutar por direitos civis básicos, como liberdade de expressão e de associação.