(ENEM-2014) No Brasil e no mundo têm surgido movimentos e leis para banir o uso de sacolas plásticas, em supermercados, feitas de polietileno. Obtida a partir do petróleo, a matéria-prima do polietileno é o gás etileno, que depois de polimerizado dá origem ao plástico, composto essencialmente formado pela repetição de grupos —CH2—. O principal motivo do banimento é a poluição, pois se estima que as sacolas levam cerca de 300 anos para se degradarem no meio ambiente, sendo resistentes a ataques químicos, à radiação e a microrganismos. O motivo pelo qual essas sacolas demoram muito tempo para se degradarem é que suas moléculas
(A) Apresentam muitas insaturações
(B) Contêm carbono em sua composição
(C) São formadas por elementos de alta massa atômica
(D) São muito longas e formadas por ligações quimícas fortes
(E) Têm origem no petróleo, que é uma matéria-prima não renovável.
Respostas
Resposta: É a Letra "D"
D) São muito longas e formadas por ligações químicas fortes.
Explicação: As ligações formadas após a polimerização é uma ligação covalente forte e pouco reativa, que não é degradada facilmente pelo meio ambiente.
Sacolas plásticas são formadas, principalmente, por polietileno, um polímero formado através de reações químicas industriais, com uma grande quantidade de moléculas, o que dificulta ainda mais a degradação, se tornando insustentável (Alternativa C).
Sacolas plásticas tem sido apontadas como elementos incoerentes com as práticas sustentáveis, por conta de sua dificuldade em serem biodegradadas.
Isto ocorre mediante a presença de muitas ligações químicas covalentes no polietileno, dificultando sua degradação, e poluindo ainda mais o meio ambiente.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/46870595