Leia o trecho a seguir:
Gestão do Sistema Aquífero Guarani
O Sistema Aquífero Guarani (SAG) é um corpo hídrico subterrâneo e transfronteiriço que abrange parte dos territórios da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. [...] Na parte brasileira estende-se a oito estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O SAG tem características físicas, geológicas, químicas e hidráulicas específicas e complexas as quais foram estudadas pelo Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do SAG (2003-2009) e que fornecem as bases para o Programa Estratégico de Ação (PEA).
[...]
Em 2 de agosto de 2010, o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai assinaram o acordo sobre o Aquífero Guarani. Um dos objetivos é de ampliar os níveis de cooperação para um maior conhecimento científico sobre o Sistema Aquífero Guarani e a gestão responsável de seus recursos hídricos. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Aquífero Guarani –Gestão do Sistema Aquífero Guarani. Disponível em: Acesso em: 13 out. 2018.
Com base no teor do trecho destacado e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
a.
A maior porcentagem da área do Aquífero Guarani fica em território brasileiro, portanto, a exploração da água poderia ser realizada mesmo sem fechar acordos internacionais.
b.
O recurso hídrico não é superficial, por isso as demarcações de seus limites são difíceis.
c.
A água é um bem natural de grande importância para a sobrevivência humana, por esse motivo, quando há a descoberta de novas fontes de recursos hídricos, ocorrem disputas.
d.
A inexistência de tratados ou leis internacionais que regulem o uso de recursos naturais causa disputas longas, podendo ser violentas ou pacíficas baseadas em acordos.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
opção - C -
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás