• Matéria: História
  • Autor: fl538849
  • Perguntado 3 anos atrás

me ajudem por favor rápidoooooooo​

Anexos:

Respostas

respondido por: aquilesartur734
2

Resposta:

1)Durante os primeiros anos do descobrimento, os nativos foram tratados "como parceiros comerciais", uma vez que os interesses portugueses voltavam-se ao comércio do pau-brasil, realizado na base do escambo. Segundo os cronistas da época, os indígenas consideravam os europeus amigos ou inimigos, conforme fossem tratados: amistosamente ou com hostilidade. Com o passar do tempo, e ante a necessidade crescente de mão de obra dos senhores de engenho, essa relação sofreu alterações. Com a instalação do governo-geral, em 1549, intensificou-se a escravidão dos indígenas nas diversas atividades desenvolvidas na colônia, gerando constantes conflitos.

2)Com que finalidade o pau brasil era utilizado na europa ?

O forte tom avermelhado extraído da resina presente no pau-brasil era utilizado para tingir tecidos na Europa. Com a chegada dos portugueses ao Brasil, a árvore foi enxergada como mercadoria potencial para ser revendida na Europa e, assim, sua exploração foi logo iniciada.

3)Explique o que e escambo.

troca de mercadorias ou serviços sem fazer uso de moeda.

4)o que eram as capitais hereditarias ? como era chamada a pessoa que recebia um capitania ? quais eram suas obrigaçoes ?

Capitanias do Brasil

As capitanias do Brasil foram uma forma de administração territorial da América portuguesa, parte do Império Português, pela qual a Coroa, com recursos limitados, delegou a tarefa de colonização e exploração de determinadas áreas. Donatários das capitanias

Os donatários eram fidalgos leais ao rei de Portugal, além disso, eram componentes da alta aristocracia. ... Os donatários ganhavam da Coroa Portuguesa a posse contínua das capitanias e recebiam também títulos de capitão e governador. Foram doze donatários ao todo que ganharam as capitanias.

Explicação:

espero ter te ajudado !!


fl538849: obrigada
aquilesartur734: de nada
respondido por: Iucas
1

Resposta:

1. Alguns historiadores chamaram o primeiro contato entre portugueses e indígenas de “encontro de culturas”, como uma tentativa de amenizar e adocicar as péssimas relações que foram mantidas, mas percebe-se que o início do processo de colonização portuguesa mais correspondeu a um processo de extermínio e submissão dos indígenas, tanto por meio dos conflitos com os portugueses (resistência à tentativa de submissão e extermínio) quanto pelas doenças trazidas por estes, como a gripe, a tuberculose e a sífilis.

2. Por causa do forte tom avermelhado presente na resina extraída da árvore, o pau-brasil era utilizado para tingir tecidos e roupas, assim como era revendido na Europa,

3. Significa troca ou permuta. Na história do Brasil colonial, o termo se refere ao tipo de relações estabelecidas entre portugueses e indígenas, onde as duas partes trocam produtos sem a utilização de uma moeda.

4. Eram um sistema de Administração Territorial da América Portuguesa; grandes lotes de terra que eram doados a portugueses de posse. Tinham esse nome pela possibilidade de serem passadas de pais para filhos.

A pessoa que recebia uma capitania era chamada de donatário e cada donatário era responsável por promover a colonização e tornar a terra da capitania produtiva.


fl538849: obrigada tbm
Perguntas similares