Respostas
Resposta:
Desde a Proclamação da República, o Brasil tem sido governado por três poderes, o Legislativo, o Judiciário e o Executivo, em que o chefe é o presidente da República, eleito a cada quatro anos pelo voto popular em eleições diretas, desde 1989. O regime de governo vigente no Brasil é o presidencialismo
Ao aproximarem-se as eleições de 3 de outubro, mais uma vez oferece-se à sociedade a possibilidade de questionar a evolução da democracia em nosso país e em nosso Estado, para além do óbvio interesse em saber quem vencerá os pleitos para os mandatos de quatro anos à Presidência da República, ao Congresso Nacional (Senado e Câmara dos Deputados) e aos governos e assembleias legislativas estaduais.
O engajamento político crescente altera o cotidiano dos cidadãos, seja pela propaganda eleitoral, pelos debates transmitidos pela rádio e TV, pela navegação na web - desde a simples troca de e-mails ao acompanhamento das agendas dos candidaturas pelo twitter -, levando-nos a conviver com os constantes pedidos de votos para este ou aquele candidato, defesas e críticas mais ou menos apaixonadas aos partidos e ao comportamento dos postulantes aos cargos.
Dentro desse quadro, oferecer dados oficiais à reflexão sobre o avanço da democracia em nosso Estado torna-se oportuno e é neste espírito que o Diário da Assembleia tem publicado matérias informativas sobre o desenvolvimento da democracia no Brasil, a importância do voto, o funcionamento da Casa, as atribuições dos deputados estaduais e a relação da Assembleia com os demais poderes do Estado; análise comparativa sobre o registro de candidaturas e a história das eleições sob a perspectiva do Tribunal Eleitoral de São Paulo. Nesta edição, leia um resumo do percurso da democracia brasileira.
A República no Brasil foi proclamada em 15 de novembro de 1889, e encerrou o período imperial brasileiro. O Brasil, denominado oficialmente República Federativa do Brasil, é uma federação formada por 26 Estados e um distrito federal.
Durante o império, a forma de governo era a monarquia hereditária, constitucional e representativa, sendo o país dividido formalmente em províncias. O poder político estava dividido em quatro: os tradicionais, mais o Poder Moderador, exercido pelo imperador, cuja função era a de resolver impasses.
Explicação: