Através de quais técnicas podemos trabalhar a expressão corporal com as crianças?
Respostas
Resposta:
Atividades para estimular a expressão corporal nas escolas
O movimento é uma forma de linguagem que comunica estados, sensações e ideias. Em resumo: o corpo fala. Para estimular o movimento de seu próprio corpo, levando em consideração a ideia, a cultura corporal e os interesses da criança, é preciso organizar situações e atividades que estimulem suas funções motoras, perceptivas, afetivas e sócio-motoras.
Desta maneira, as crianças exploram o ambiente, passam por experiências concretas e indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual. Além disso, se tornam capazes de tomar consciência de si mesmas e do mundo que as cerca. No caso das crianças de zero a três anos, essas atividades giram em torno de:
Explorar diferentes posturas corporais, como: Sentar-se em diferentes inclinações. Deitar-se em diferentes posições. Ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda etc.
Ampliar progressivamente a destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de realizar diversas atividades. Arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
Aperfeiçoar os gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc. Isto pode ser feito por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Já entre as crianças de quatro a seis anos, recomenda-se situações que envolvam:
Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar. O objetivo é ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
Utilizar recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa.
Valorizar suas conquistas corporais.
Manipular materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
A seguir, você confere sugestões de atividades que permitem que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo na Educação Infantil.
Circuito com pneus: esse desafio impõe obstáculos, exige força e concentração das crianças para vencer os circuitos. Uma graça e super simples de fazer. Basta conseguir alguns pneus, pintá-los com cores vibrantes e alegres e fazer a festa!
Túnel de tule: Os bebês gostam e precisam de desafios, e no túnel de tecido transparente eles conseguem ver quem está na sala e sentem-se mais confiantes.
Túnel ou passa-passa de papelão: arranje algumas caixas de papelão e forme um túnel ou passa-passa, esta é uma alternativa a materiais caros e rendem movimentos inesperados dos pequenos.
Espelho, espelho meu: muita gente reclama por não ter um espelho grande na sala para trabalhar construção da identidade. Mas quem disse que só espelho grande funciona? Com criatividade, os espelhos menores também ajudam na descoberta do próprio corpo.
Exploração de texturas: móbiles de materiais diferentes estimulam a curiosidade dos pequenos. Experimente trabalhar com barracas de lençol, cabanas de TNT ou improvisar um mosquiteiro na sala com vários objetos colados nele como figuras de vários materiais e brinquedinhos.
Vencendo obstáculos: objetos de formas variadas servem para os pequenos testarem o equilíbrio e interagir com os amiguinhos da turma. Experimente usar pneus coloridos, minhocas de colchões, garrafas pet pintadas ou com enchimento de papéis coloridos.
Cantinho da Leitura: prateleiras na altura das crianças, de preferência com cantos arredondados, facilitam o acesso aos livros. Invente prateleiras usando caixotes de feira, isopor de eletrodomésticos e outros.
Explicação: