O catabolismo de ácido graxo é chamado de beta-oxidação. É um processo repetitivo em 4 etapas que ocorre nas mitocôndrias, no qual os ácidos graxos são convertidos em moléculas de acetil-CoA. Os ácidos graxos ficam armazenados nos adipócitos na forma de triacilgliceróis e, quando mobilizados, são oxidados, principalmente pelas fibras musculares, para a produção de energia. A oxidação completa de um grama de ácidos graxos gera mais do que o dobro de energia do que a oxidação completa de um grama de glicose.
Com base nas informações do texto e nos seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
O ácido graxo não consegue atravessar a membrana interna da mitocôndria, por isso, é necessária a participação da carnitina para que os ácidos graxos alcancem a matriz mitocondrial.
b.
As enzimas da beta-oxidação estão localizadas no espaço intermembranoso. Portanto, com auxílio da coenzima A (CoA), os ácidos graxos são transportados através da membrana externa para o espaço intermembranoso.
c.
O ácido graxo, sendo lipossolúvel, atravessa facilmente as membranas externa e interna da mitocôndria, alcançando a matriz mitocondrial. Não há necessidade de auxílio de outras moléculas para o transporte do ácido graxo através das membranas mitocondriais.
d.
A beta-oxidação do ácido graxo resulta na formação de acetil-CoA e corpos cetônicos, além dos elétrons que são gerados nas reações oxidativas, transferidos para a formação de NADH e FADH2.
e.
Na beta-oxidação, as reações oxidativas geram elétrons que são transferidos apenas para NAD+, formando NADH que, por sua vez, transportam os elétrons para a cadeia respiratória. Além disso, há formação de ATP durante a beta-oxidação.
Respostas
Resposta:
O ácido graxo não consegue atravessar a membrana interna da mitocôndria, por isso, é necessária a participação da carnitina para que os ácidos graxos alcancem a matriz mitocondrial.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Alternativa A. O ácido graxo não consegue atravessar a membrana interna da mitocôndria, por isso, é necessária a participação da carnitina para que os ácidos graxos alcancem a matriz mitocondrial.
Papel da carnitina no metabolismo energético
A carnitina é responsável por transportar os ácidos graxos que possuem cadeia longa pela membrana mitocondrial interna, sendo responsável por gerar energia pela célula.
Para funcionar no metabolismo energético, a carnitina é levada para para o coração e músculo esquelético e durante esse processo, forma um complexo (acil-carnitina + coA) e esse complexo é o responsável por permitir a entrada de AGCL que interage com várias enzimas na mitocôndria oxidando a reação e gerando energia.
Estude mais sobre catabolismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/2372268