Respostas
Resposta:
Heráclito inaugura uma maneira de pensar o surgimento do Universo diferente da que fazia os jônicos e pitagóricos, pois, enquanto esses apresentavam uma unidade material como elemento originário de tudo, Heráclito depositou a sua especulação em um elemento (o fogo), por sua capacidade de movimentar, agitar e transformar as coisas. Segundo esse pensador, o mundo e a natureza são constantes movimentos. Tudo muda o tempo todo, e o fluxo perpétuo (movimento constante) é a principal característica da natureza.
Resposta: Heráclito foi um filósofo que instituiu a ideia de que as transformações ocorrem em virtude da ação e reação entre os materiais, tendo o fogo como agente transformador.
Principal ideia de Heráclito: ele queria transmitir a ideia de que tudo que existe é uma manifestação da unidade da qual o homem faz parte. As transformações, segundo o filósofo, são consequências da tenção entre os opostos, da ação e reação. Segundo ele, o sol é novo a cada dia e o universo muda e transforma-se infinitamente a cada instante.
Explicação: Heráclito de Éfeso (540 a.C. a 470 a. C.), nasceu na cidade de Éfeso. Foi considerado um dos filósofos mais fascinantes , apesar de suas ideias confusas, o que resultou no apelido de "O Obscuro". Esse cientista transmitia seus ensinamentos na forma de jogos de palavras e charadas.
Heráclito recebeu o nome de filósofo do fogo porque defendia a ideia de que o agente transformador é o fogo. Ele purifica e faz parte do espírito dos homens. Esses conceitos inspiraram os primeiros cientistas que exploraram na prática a união do material e o imaterial por meio do fogo: os famosos alquimistas