Suponha-se que em uma parceria entre brasil e estados unidos um satélite que servirá a ambos os países deva ser lançado ao espaço, o que se dá devido ao seu acoplamento a foguetes. Dois fatores que determinam a economia de combustível em tais operações são o aproveitamento do ganho de energia devido à velocidade tangencial da terra no ponto de lançamento, bem como o sentido do lançamento, que deve ser escolhido entre leste ou oeste. Considere-se a terra como uma esfera homogênea e que o movimento aparente do sol ocorre de leste para oeste. Considerando-se essas informações e o objetivo da maior economia de combustível possível, o ideal é que se faça o lançamento a) para leste, a partir da base de alcântara. B) para oeste, a partir da base de alcântara. C) para leste, a partir da base de cabo canaveral. D) para oeste, a partir da base de cabo canaveral. E) para leste, independentemente da base escolhida.
Respostas
respondido por:
1
Para a maior economia de combustível possível, o lançamento deve ser feito: a) para leste, a partir da base de Alcântara.
Ao observar as coordenadas geográficas das bases de Alcântara e do Cabo Canaveral, temos que a base de Alcântara apresenta uma latitude mais próxima à encontrada na Linha do Equador, que é a latitude de 2° 24' 32" Sul.
Sendo assim, temos que em latitude mais próxima à encontrada na Linha do Equador, a velocidade do movimento de rotação da Terra é maior. Tal fato colabora para que a economia de combustível no momento de lançamento seja maior.
Bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás