• Matéria: Saúde
  • Autor: Sandro1120
  • Perguntado 3 anos atrás

A lipofuscina, também denominada pigmento lipofuscínico ou lipocromo, é um pigmento citoplasmático que surge em diversas células do organismo, sendo que tende a tornar-se mais evidente em indivíduos velhos ou naqueles acometidos por doenças consumptivas. Por esse motivo, a lipofuscina é considerada um pigmento de desgaste. Com base nos conhecimentos adquiridos sobre este pigmento, assinale a alternativa INCORRETA.

a.
A lipofuscina se deposita sobretudo em células pós-mitóticas, como neurônios, células musculares cardíacas e esqueléticas e epitélio pigmentar da retina.

b.
A formação de lipofuscina pode estar relacionada com o processo de peroxidação lipídica nas membranas celulares.

c.
A presença de lipofuscina intracelular pode servir como um marcador de lesão celular mediada por radicais livres.

d.
A lipofuscina se acumula com a idade, porque os processos responsáveis por sua formação e acúmulo (autofagia e produção de espécies reativas de oxigênio) ocorrem ao longo da vida.

e.
Os órgãos afetados pelo acúmulo de lipofuscina diminuem de tamanho e peso e adquirem coloração pálida (hipotrofia pálida).

Respostas

respondido por: Nakiemiefox
5

Resposta: e) Os órgãos afetados pelo acúmulo de lipofuscina diminuem de tamanho e peso e adquirem coloração pálida (hipotrofia pálida).

Explicação: A lipofuscina apenas consiste em um pigmento que se acumula nas células, não ocasiona alterações como hipotrofia e nem interfere no peso dos órgãos.

respondido por: Laurovanderlei
2

Resposta: Letra E

Explicação:

Perguntas similares