Identifique a opção que mais claramente sintetiza as ideias do economista inglês John Maynard Keynes, no século passado:
a. A descrença nas possibilidades de intervenção do Estado na Economia.
b. A defesa apaixonada de um Estado capaz de resolver todos os problemas econômicos e sociais da nação, que não pudessem ser enfrentados apenas com base nos livres mercados.
c. A possibilidade de adoção de medidas e políticas pelo Estado, adicionais à atuação do setor privado, visando reduzir crises de baixa produção e desemprego na economia, como se verificou em 1929.
d. O controle completo da demanda dos agentes econômicos, garantindo que toda a produção, independentemente do seu tamanho, pudesse ser consumida.
e. O mercado e a economia sempre estariam em equilíbrio, com emprego total, dadas as relações naturais entre os diferentes agentes econômicos.
Respostas
Resposta:
letra B - A defesa apaixonada de um Estado capaz de resolver todos os problemas econômicos e sociais da nação, que não pudessem ser enfrentados apenas com base nos livres mercados.
Explicação:
Keynesianismo defende o estado e sua intervenção a qualquer custo, como salvador de todos os problemas enfrentados.
Keynes era um economista muito liberal, mas não tanto ao ponto de repudiar o Estado. Na verdade ele via o Estado como um auxiliar no mercado para proteger a sociedade durante as crises (alternativa C).
Keynes defende que o mercado não é tão auto regulável assim e depende da intervenção estatal em determinados momentos, já que nem sempre a lei da oferta e demanda consegue ser aplicada.
O Estado hoje em dia, ao menos na grande maioria dos países democráticos, age dessa forma, ele dá bastante liberdade para o mercado, mas age as vezes para manter o equilíbrio.
Venha estudar mais sobre John Maynard Keynes em:
https://brainly.com.br/tarefa/20816092