• Matéria: Pedagogia
  • Autor: rosianeximenes10
  • Perguntado 3 anos atrás

Na Escola de Ensino Fundamental Ruth Rocha, foi criado um Grupo de Trabalho para analisar o material complementar utilizado como recurso pedagógico para a promoção da alfabetização dos alunos do primeiro ao terceiro ano. Você foi escolhido para fazer parte deste grupo e sua função é analisar o material à luz do Currículo do Espírito Santo. Analisando os cadernos de atividades dos alunos, você observará que no final de cada mês há uma ficha de acompanhamento da aprendizagem da leitura e da escrita com base na Psicogênese da Escrita. Em uma sala de aula, a professora Edna, realizou o teste de escrita das quatro palavras e uma frase, usando o grupo semântico: partes do corpo. As palavras ditadas pela professora Edna foram: COTOVELO, CABELO, BOCA, PÉ. Destacamos aqui a escrita das quatro palavras de 03 alunos: Aluno 1 – JGFBEITCXA (COTOVELO), VXLMDF (CABELO), HVLMSZR (BOCA); DEIUZOABE (PÉ). Aluno 2 – OOEO (COTOVELO) , ABO (CABELO); OA (BOCA); e (PÉ). Aluno 3 – COTUVELU, CABELU, BOCA e PÉ. Segundo Emília Ferrero e Ana Teberosky, a criança passa por quatro níveis de hipóteses para o desenvolvimento da escrita. A) Em quais níveis de escrita, encontra-se cada aluno da professora Edna? Responda, justificando sua reposta. B) Escolha dois alunos avaliados pela professora Edna e escreva uma ação de intervenção pedagógica para que eles avancem em seu processo de apropriação da escrita.

Respostas

respondido por: ElenildaTononi
2

Resposta:

Aluno 1 – Nível pré-silábico, pois ele ainda não compreendeu a estrutura da palavra, não fazendo nenhuma correspondência entre as letras e os sons de suas respectivas sílabas.

Aluno 2 – Nível silábico com valor sonoro representando uma letra para cada sílaba, fazendo a relação grafema fonema de maneira sonora, utilizando as vogais correspondentes.

Aluno 3 – Nível alfabético, pois ele já compreendeu que a sílaba pode ser formada por mais de uma letra, representando a palavra de forma literal, isto é, da mesma forma que pronuncia.

Explicação:

Perguntas similares