• Matéria: Biologia
  • Autor: corradomarlene
  • Perguntado 3 anos atrás

O papel metabólico das mitocôndrias é tão crucial para o funcionamento da célula e do organismo que defeitos na função mitocondrial tem consequências médicas muito sérias. As mitocôndrias são centrais para as funções neuronal e muscular e para a regulação energética do corpo como um todo e do peso corporal. Doenças humanas degenerativas, assim como câncer, diabetes e obesidades, são reconhecidas como possíveis resultados do comprometimento da função mitocondrial, e uma teoria do envelhecimento baseia-se na perda da integridade mitocondrial. O mecanismo que regula a liberação da insulina de células B pancreaticas está atrelado a concentração de adenosina trifosfato (ATP) nestas células. Quando a glicose sanguinea está alta, as células B pancreáticas absorvem glicose e a oxidam por glicólise e ciclo do ácido cítrico, aumentando a concentração de ATP acima de um nível crítico. Quando a concentração do ATP excede este limiar, um canal de k* sensível a ATP na membrana plasmática se fecha, despolarizando a membrana e desencadeando a liberação da insulina. Sendo assim, defeitos nas mitocôndrias de células B pancreáticas podem resultar em diabetes.
NELSON, D. L; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014, p. 731, 732, 768 (adaptado). KAMEI, M. C. S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá-PR: Unicesumar, 2019,

Tendo em vista a importância das mitocôndrias para as células eucarióticas e que defeitos nas mitocôndrias podem resultar em diversas doenças, tais como diabetes, visto no texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Na membrana interna das mitocôndrias encontram-se as enzimas que sintetizam ATP e as proteinas que promovem o fluxo de elétrons para que a síntese de ATP ocorra.
SENDO QUE
II. A fosforilação oxidativa é a etapa final da degradação aeróbica da molécula de glicose e a qual produz a maior parte do ATP produzido nas mitocôndrias das células aeróbicas, consequentemente, um defeito nas mitocôndrias pode resultar uma redução da sintese de ATP.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
1. As asserções le ll são proposições verdadeiras, mas a Il não é uma justificativa correta da I.
2. As asserções l e ll são proposições verdadeiras e a ll é uma justificativa correta da I.
3. A asserção l é uma proposição verdadeira e a ll é uma proposição falsa.
4. A asserção l é uma proposição falsa e a ll é uma proposição verdadeira.
5. As asserções I e II são proposições falsas.​


Anônimo: CHAMAR PELO 17988009251
camilamarialuiz: quem sabe responde não fica com frescura
Anônimo: nossa boa tarde para você também
Anônimo: passar bem
camilamarialuiz: isso sim e resposta

Respostas

respondido por: camilamarialuiz
44

Resposta:

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Explicação:

pagina 135 livro estrutura das mitocôndrias


fansmarykay: Boa!
valeriabalen: A alternativa correta é a Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
corradomarlene: muito obrigada!!!
respondido por: viniciusrm19
1

A fosforilação oxidativa representa a etapa final da produção de ATP, de forma que defeitos na membrana interna, é capaz de afetar negativamente a produção de ATP, gerando uma redução da síntese de ATP (Alternativa 2).

A promoção de energia na forma de ATP é promovida por meio da mitocôndria. A etapa mais importante da produção de energia ocorre na etapa de fosforilação oxidativa, ou cadeia respiratória, com a produção máxima de energia, através do fluxo de elétrons, o que corrobora com ambas as asserções, além de justificar corretamente na II.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/39721433

Anexos:
Perguntas similares