Adg1 - Relações Interpessoais e Administração de Conflitos
1) Após uma fase pré-moral, chamada anomia, a criança penetra o universo moral e é penetrada por ele: o primeiro estágio, para Piaget, e os primeiros estágios, para Kohlberg, correspondem a fases de heteronomia. Tal heteronomia não é definida por uma falta de liberdade (como vimos, uma das possibilidades de definição da heteronomia), mas pela necessidade de uma referência a instâncias de autoridade, para a legitimação do sistema moral adotado pelo sujeito. Mas essa heteronomia não é o destino inevitável da moralidade humana, pois ela poderá ser superada por uma fase de autonomia, cujos primeiros sinais Piaget identifica em crianças de 9 a 10 anos, e que Kohlberg afirma só se consolidar nos estágios que ele chama de pós-convencionais, atingidos por muito poucas pessoas, mas ainda assim um potencial ao alcance de todos.
Com base no contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) De acordo com La Taille, na etapa de heteronomia, a criança ainda já assimilou o sentido de existência da regra, as concebendo como necessárias para a regularização e harmonização das ações do grupo e, portanto, as segue à risca.
b) A etapa da autonomia apresenta características similares à fase anterior, e correspondem à concepção adulta.
c) Na fase de heteronomia, as crianças seguem as regras e o respeito às mesmas é entendido como decorrência de acordo entre os envolvidos, isto é, as regras podem ser mudadas por qualquer um dos envolvidos, desde que os demais aceitem as novas propostas.
d) Segundo La Taille, na etapa da heteronomia, que se estende até os nove anos de idade, as crianças passam a se interessar por atividades coletivas e regradas. (CORRETA)
e) La Taille afirma que o sujeito pularia de uma fase de anomia (pré-moral) para a autonomia, não transitando pela heteronomia, a não ser que seja do sexo masculino.
2) Para Piaget e Kohlberg, embora seja rara, a autonomia moral - definida como não necessidade de referência a figuras ou instâncias de autoridade - é uma realidade do universo moral. Quanto ao universalismo moral psicológico, ele também é afirmado pelos dois autores, para quem o desenvolvimento moral segue um rumo identificável: o de conceber a moral como organizada em função do ideal de justiça (inspirado pela equidade) e da reciprocidade universal. Tal tese, não claramente expressa por Piaget, é defendida em alto e bom som por seu seguidor, Kohlberg. Para ambos, se é verdade que, em fase de heteronomia, o sujeito esposa qualquer sistema moral, contanto que defendido por instâncias de autoridade, é também verdade que, superada a dependência heteronômica, em fase de autonomia moral, portanto, certos ideais morais se impõem, e não outros. E tal imposição deriva de processos sociais de cooperação e de processos psíquicos individuais de auto-regulação.
Com base no contexto apresentado, analise as sentenças a seguir.
I– A justiça imanente envolve o fato de a criança, diante de uma infração à regra aceitar e considerar justo uma sanção.
II– Na justiça retributiva Piaget identificou dois tipos de sanções: expiatória e por contratos.
III– As sanções expiatórias apresentam como característica a arbitrariedade entre a sanção e o conteúdo do delito. Para que você entenda melhor, pensemos na situação de uma criança que mentiu e os pais tiraram a televisão ou, no contexto escolar, um professor que deixa a criança sem recreio por não ter obedecido a uma regra.
IV– As sanções por reciprocidade envolvem uma evolução quantitativa da justiça restaurativa. Este tipo de sanção não é fundamental para que a criança supere a heteronomia e alcance a autonomia moral, devendo ser desconsideradas da educação das crianças.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
a) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. (CORRETA)
RESPOSTA: 1-D / 2- E
Respostas
1 – Considerando o conceito de heteronomia, temos que a afirmativa correta é a letra: d) Segundo La Taille, na etapa da heteronomia, que se estende até os nove anos de idade, as crianças passam a se interessar por atividades coletivas e regradas.
A heteronomia corresponde a um conceito de subordinação, que envolve a obediência de se sentir algo, sem conhecimento de ser certo ou errado. Em que na faixa etária até os nove anos de idade, as crianças apresentam interesse por atividades coletivas e regradas.
2 – Sobre as tipologias de justiça e de sanções, temos que a afirmativa correta é a letra: e) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
A justiça imanente caracteriza-se pela criança aceitar a sanção no decorrer de uma infração à regra. A sanção expiatória caracteriza-se pela arbitrariedade entre a sanção e também o conteúdo do delito.
Bons estudos!
Resposta:
1
Explicação: