No final da década de 1920 o café no Brasil sofreu uma grande crise. Como podemos explicar esse fato?
Respostas
Resposta:
Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café.
Explicação:
A Crise de 1929 atingiu em cheio a economia do Brasil, muito dependente das exportações de um único produto, o café. ... As exportações do produto, que chegaram a US$ 445 milhões em 1929, caíram para US$ 180 milhões em 1930. A cotação da saca no mercado internacional, caiu quase 90% em um ano.
Resposta:
Toda essa crise no Brasil foi causada pela a chamada "Crise de 29", uma crise de superprodução que ocorreu em todo o mundo. Com essa crise, os EUA, que era o principal comprador do café brasileiro, interrompeu as negociações com o Brasil, e com isso o governo brasileiro teve que comprar o café dos cafeicultores e simplesmente queima-los, gerando dividas enormes. Isso ocorreu devido ao "Convênio de Taubaté", que foi um acordo estabelecido entre o governo e os grandes produtores de café, onde o governo sempre compraria o excedente do café (caso sobrasse), para sempre valoriza-lo.