Com relação ao tema “Divisão Internacional do Trabalho”, são feitas as considerações a seguir.
Responda se Verdadeiro ou Falso para cada uma delas.
-A Divisão Internacional do Trabalho não tende a expressar diferentes fases da evolução histórica do sistema capitalista, e sim as diferentes etapas da especialização dos trabalhadores, sobretudo nas indústrias.
-Na nova Divisão Internacional do Trabalho, os países desenvolvidos exercem uma função de superioridade na cadeia comercial. Essa característica é dada pelos investimentos na mineração de metais preciosos.
-A nova Divisão Internacional do Trabalho surgiu com o aumento do emprego de tecnologias na produção, assim como pelo advento da globalização, período marcado pelo incremento das redes e fluxos planetários como base nas redes de transporte e comunicações.
-A Divisão Internacional do Trabalho reforça a desigualdade característica do sistema capitalista, uma vez que remete às diferentes formas de produção entre os países mediante suas diferenças econômicas e estruturais.
- Divisão Internacional do Trabalho expressa as diferentes fases do sistema capitalista, já que ela marca a divisão comercial entre os países do globo.
-As dificuldades de acesso à Segunda Revolução Industrial e Tecnológica tornaram bem mais complexas as possibilidades de transição de nações periféricas para as nações do centro capitalista.
-O centro da economia mundial representa o local do poder de comando, sendo predominantes as atividades de controle do excedente das cadeias produtivas, assim como de produção e difusão de novas tecnologias.
-Um pequeno bloco de economias de mercado, apesar de ser dependente de tecnologia, conseguiu alcançar uma posição socioeconômica intermediária, mas ainda permanece dominado pela estrutura de poder de comando decorrente do centro capitalista mundial.
-A combinação entre o poder militar e as formas superiores de produção na Inglaterra possibilitou a esse país uma posição de hegemonia na economia mundial ao longo do século XIX.
Respostas
Resposta:
A nova Divisão Internacional do Trabalho surgiu com o aumento do emprego de tecnologias na produção, assim como pelo advento da globalização, período marcado pelo incremento das redes e fluxos planetários como base nas redes de transporte e comunicações.
Resposta 1 VERDADEIRO
Na nova Divisão Internacional do Trabalho, os países desenvolvidos exercem uma função de superioridade na cadeia comercial. Essa característica é dada pelos investimentos na mineração de metais preciosos.
Resposta 2 FALSO
A Divisão Internacional do Trabalho reforça a desigualdade característica do sistema capitalista, uma vez que remete às diferentes formas de produção entre os países mediante suas diferenças econômicas e estruturais.
Resposta 3 VERDADEIRO
A combinação entre o poder militar e as formas superiores de produção na Inglaterra possibilitou a esse país uma posição de hegemonia na economia mundial ao longo do século XIX.
Resposta 4 VERDADEIRO
Divisão Internacional do Trabalho expressa as diferentes fases do sistema capitalista, já que ela marca a divisão comercial entre os países do globo.
Resposta 5 VERDADEIRO
A Divisão Internacional do Trabalho não tende a expressar diferentes fases da evolução histórica do sistema capitalista, e sim as diferentes etapas da especialização dos trabalhadores, sobretudo nas indústrias.
Resposta 6 FALSO
As dificuldades de acesso à Segunda Revolução Industrial e Tecnológica tornaram bem mais complexas as possibilidades de transição de nações periféricas para as nações do centro capitalista.
Resposta 7 VERDADEIRO
O centro da economia mundial representa o local do poder de comando, sendo predominantes as atividades de controle do excedente das cadeias produtivas, assim como de produção e difusão de novas tecnologias.
Resposta 8 VERDADEIRO
Um pequeno bloco de economias de mercado, apesar de ser dependente de tecnologia, conseguiu alcançar uma posição socioeconômica intermediária, mas ainda permanece dominado pela estrutura de poder de comando decorrente do centro capitalista mundial.
Resposta 9 VERDADEIRO
Explicação:
Na nova Divisão Internacional do Trabalho, os países desenvolvidos exercem uma função de superioridade na cadeia comercial. Essa característica é dada pelos investimentos na mineração de metais preciosos. Falso, pois na nova Divisão Internacional do Trabalho, os países desenvolvidos são especializados na concepção, produção e comercialização de novas tecnologias. O domínio dessas ferramentas permite aos países mais ricos dominar a cadeia de produção.
A Divisão Internacional do Trabalho não tende a expressar diferentes fases da evolução histórica do sistema capitalista, e sim as diferentes etapas da especialização dos trabalhadores, sobretudo nas indústrias. Falso. Uma vez que a Divisão Internacional do Trabalho expressa as diferentes fases do sistema capitalista, já que ela marca a divisão comercial entre os países do globo. Além disso, essa divisão reforça a desigualdade característica do sistema capitalista, uma vez que remete às diferentes formas de produção entre os países mediante suas diferenças econômicas e estruturais.