“A gestão de conflitos é um instrumento que colabora não só para a harmonia, mas também para o progresso das empresas. Isso porque o conflito nasce da diversidade de ideias que, quando bem administradas, tendem a elevar a criatividade e as oportunidades de inovação nas equipes”

Existem vários autores que tratam das fontes de conflitos nas organizações. Sobre este tema, leia as afirmações a seguir.

I. Os gestores atuais devem focar nas atividades operacionais e nos resultados, deixando que as equipes identifiquem e solucionem os conflitos que surgem nas interações diárias para a execução da rotina de trabalho.
II. A departamentalização de rotinas e atividades, bem como o compartilhamento de recursos, decorrentes do crescimento e da complexidade das organizações, têm pouco ou nenhum impacto nas decisões departamentais e raramente podem ser geradores de conflitos.
III. A falha na comunicação e má interpretação de informações, bem como o desacordo quanto aos padrões de desempenho estão voltadas para os conflitos gerados entre departamentos.
IV. A distância psicológica, caracterizada pela ausência do senso de pertencimento ao grupo, o poder e o status e a ideologia são fontes potenciais de conflitos organizacionais.

É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I apenas.

Alternativa 2:
I e II apenas.

Alternativa 3:
III e IV apenas.

Alternativa 4:
I, II e IV apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: tiaguinhofkreling
3

Resposta: Alternativa 3:  III e IV apenas.

respondido por: Danas
5

O gestores atuais devem se envolver também na identificação e solução dos conflitos que estão surgindo, já que afetam diretamente os resultados (alternativa 3).

A departamentalização de rotinas e atividade e o compartilhamento de recursos tem forte impacto nas decisões da empresa, já que podem causar gargalos e desacelerar o processo produtivo ou causar danos em outras área da empresa, gerando prejuízos para a organização.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares