"Você não sabe o que é racismo!" Um dia, uma amiga minha no Brasil me desautorizou a discutir sobre o assunto. Ela é negra, eu sou branca. Será que ela tem razão? Afinal, é fácil dizer que o Brasil é uma democracia racial e que na Alemanha não existe racismo, se você como indivíduo não sofre discriminação. Era o meu caso – sempre fui tratada muito bem no Brasil. Eu me lembrei dessa frase agora, pois a Alemanha inteira discute sobre racismo. O estopim do debate foi a aposentadoria do jogador Mesut Özil da seleção alemã. A frase dele – "quando ganhamos, sou alemão, quando perdemos, sou imigrante" – mexeu com o país inteiro. O Brasil também se depara com mais um debate sobre racismo. Ele foi desencadeado por uma campanha da rede Boticário para o dia dos pais. O comercial da empresa enfatiza a presença do pai na educação dos filhos e foi lançado em 26 de julho. Nesta quarta-feira (01/08), tinha mais de 113 mil "curtidas", mas outros 17 mil polegares para baixo. O elenco que representa a família na propaganda é composto por negros. A partir desse trecho sobre racismo, analise as afirmativas a seguir:.
Respostas
Resposta:
II - Os xingamentos, humilhações de todo o tipo e violência psicológica são manifestações racistas duras que permeiam no Brasil.
Explicação:
Manifestações racistas duras permeiam no Brasil. E, em países de primeiro mundo há racismo, o que difere de tratamentos com pessoas brancas, independentemente de suas condições. Então, as afirmativas corretas são II e III (letra E).
Uma explicação do porquê as afirmativas II e III estarem corretas.
Pelo fato de haver racismo no Brasil desde a colonização do território pelos portugueses. Na época das Grandes Navegações, o homem negro escravizado era visto como mercadoria, não como ser humano. Estima-se que milhares foram mortos, tanto no mar quanto ao desembarcar/estar aqui. Logo, há uma ferida colonial que transpassa tempo e espaço. É algo entranhado na sociedade brasileira, que ainda se baseia na relação casa grande e senzala.
O racismo está em todas as esferas das sociedades, sejam elas desenvolvidas ou não. Sejam elas de primeiro mundo ou não. O crime, a dor, a ferida aberta vivida/experimentada pelos negros não pode ser comparada às dos brancos, pois estes não passaram por processos de escravização que perduram até os dias de hoje.
Por que a alternativa I está errada?
Por mais que, atualmente, o crime de racismo (previsto na Constituição Federal de 1988) e recentemente equiparado aos crimes de homofobia e transfobia, não se vê uma redução das práticas e sim um aumento de casos em todo o país.
Entenda mais sobre racismo em: https://brainly.com.br/tarefa/12489026 e https://brainly.com.br/tarefa/50483151
Entenda mais sobre as consequências do racismo em: https://brainly.com.br/tarefa/6763402
#SPJ2