estudos disciplinares xi avaliação pedagogia com base em dados de 2015 estima se que ,no Brasil,haja em torno de 100 mil pessoas situação de rua
Respostas
Apenas as alternativas I e IV estão corretas, por dialogarem corretamente sobre as consequências e causas desse aumento do número de indivíduos moradores de rua. Letra D.
O erro na alternativa II está no fato dos moradores de rua na maioria das vezes não terem acesso a políticas de assistência.
A alternativa mostra que essa situação se dá pela falta de endereços físicos que possibilitem esses cadastros oficiais.
O erro na alternativa III está no fato da homogeneidade do grupo de indivíduos em situação de rua, aumentar a disparidade entre as classes sociais, o que inclui a falta de olhar da sociedade e do Estado para essas questões.
O resto da questão:
A população que vivencia situação de rua é formada por pessoas que, em sua maioria, possuem menos que o necessário para atender às necessidades básicas do ser humano, estando no limite da indigência ou da pobreza extrema, com comprometimento da própria sobrevivência. A situação desse grupo excluído e marginalizado pode decorrer de diversos fatores, como desemprego estrutural, migração, uso prejudicial de álcool e outras drogas, presença de transtornos mentais, conflitos familiares, entre outros. HINO, P.; SANTOS, J. O.; ROSA, A. S. Pessoas que vivenciam situação de rua sob o olhar da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem. v. 71, Suplemento 1, p. 732-740, 2018 (adaptado).
TEXTO 2: O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), lançou uma campanha que objetiva valorizar a saúde como um direito humano de cidadania e ressaltar que as pessoas em situação de rua têm o direito de ser atendidas na rede de serviços do SUS. Disponível em: Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado). A respeito da população que vivencia situação de rua e considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. Na elaboração de políticas públicas, devem ser considerados os fatores pessoais e contextuais que levam pessoas a viver em situação de rua, o que exige o trabalho de equipes multidisciplinares, com o objetivo de assegurar direitos de saúde, dignidade e cidadania a essa população.
II. A inexistência de endereço fixo que possibilite fazer cadastros oficiais e estabelecer contato quando necessário, inviabiliza a inserção dos indivíduos em situação de rua nas políticas públicas de saúde, educação e moradia.
III. A homogeneidade do grupo de pessoas que vivem em situação de rua contribui para o desenvolvimento das estratégias de acolhimento e de atendimento pelas equipes envolvidas em campanhas dirigidas a esse público.
IV. A falta de moradia convencional e o comprometimento da identidade, da segurança, do bem-estar físico e emocional e do sentimento de pertencimento são problemas vivenciados pelas pessoas que vivem em situação de rua e requerem atenção do poder público.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. I e III.
c. I, II e IV.
d. I e IV.
e. II, III e IV.