Por que a independência norte-americana que ocorreu em 1776 significou de fato um fortalecimento da nação e da democracia diferente do processo brasileiro?
Respostas
Com o fim da influência de Napoleão em Portugal, grupos portugueses pressionavam pelo retorno na família real à Europa. Ver uma colônia transformada em corte era-lhes insuportável; mas D. João preferia ficar no Brasil, e adiou o quanto pôde o retorno. Quando o fez, deixou D. Pedro no trono, e houve, portanto, uma continuidade do domínio português em sua colônia americana. Nossa independência se deu, entre outros motivos, também por conta de pressões sobre D. Pedro I, mas houve, ao contrário do caso dos EUA, uma continuidade da influência da corte portuguesa no país - tanto é que assumimos as dívidas de Portugal para com a Inglaterra.
Já nos EUA houve um rompimento das relações entre o império e o novo país, resultado de uma mobilização nacional para a guerra contra a Inglaterra. Argumenta-se que uma diferença fundamental entre Brasil e EUA esteja no fato de que os imigrantes do primeiro queriam apenas enriquecer às custas da exploração da colônia, enquanto que os ianques não desejavam retornar à Europa. Argumenta-se, mas não se prova, claro. E, qualquer que seja o motivo, gosto mais desse jeito brasileiro, meio bagunçado, tipo "tudo aqui, agora, ao mesmo tempo e misturado".
Legal notar que a independência dos EUA e os ideais do Iluminismo influenciaram a Revolução Francesa de 1789.
Espero ter ajudado :)
Pode colocar como melhor resposta ?