Respostas
Resposta:
O conceito básico da fenomenologia é a noção de intencionalidade. Esta intencionalidade é da consciência que sempre está dirigida a um objeto. A fenomenologia estuda o universal, é válida para todos os sujeitos, tem como dado à essência do fenômeno.
Resposta:
A prática profissional desenvolvida por meio da ajuda psicossocial, a subjetividade e o diálogo. Tem como proposta a hermenêutica da realidade, motivada por uma prática cristã.
A principal autora foi Ana Augusta Almeida, que defendeu a proposta de introduzir no Serviço Social a matriz fenomenológica, que tem como principais eixos sobre a prática profissional a ajuda psicossocial, a subjetividade e o diálogo. Apresenta a nova proposta metodológica para o Serviço Social e destaca a fenomenologia como subsídio para estabelecer um contraponto às propostas de intervenção profissional que se fundamentam em princípios positivistas, ainda que sem romper com o conservadorismo até então presente na profissão. Sua proposta tem como perspectiva metodológica a “hermenêutica da realidade pela teoria personalista do conhecimento, por uma fenomenologia existencial e por uma ética cristã motivadora” (ALMEIDA, 1978, p. 11). Contudo, na matriz filosófica fenomenológica defendida pelos autores do Serviço Social brasileiro, não há discussão ou crítica ao método proposto.
Explicação: