porque o desemprego estrutural pode ser considerado permanente e de difícil resoluçãoporque o desemprego estrutural pode ser considerado permanente e de difícil resolução?
Respostas
Resposta:
Desemprego estrutural é a falta de trabalho que tem como principais causas as mudanças estruturais na economia. Essas alterações podem ser novas tecnologias nos processos produtivos, novos padrões de consumo, transformação nos modelos de negócio, entre outros fatores que impactam o mercado.
No mundo contemporâneo, esse tipo de desemprego é impulsionado pelo avanço da automação e novas formas de organização do trabalho em um cenário digital e globalizado. Embora essas dinâmicas também gerem novas profissões e demandas, muitas vezes o ritmo de extinção de postos de trabalho é mais intenso — levando ao aumento no número de desempregados.
A principal característica do desemprego estrutural é sua longa duração, que reduz as chances de reintegração dos trabalhadores no mercado.
Explicação:
O desemprego estrutural é a forma mais grave de falta de emprego que um país pode enfrentar.
Essa ameaça vai além do desemprego conjuntural, que pode se dever a fatores de curto prazo, que não abalam os alicerces da economia.