Considerado como o “Pai da Qualidade” William Edwards Deming foi o pioneiro nos estudos e na aplicação de melhorias nos processos em vista a qualidade. Segundo ele, o nível de qualidade de uma empresa está relacionado aos seus recursos, aos seus clientes e aos seus custos. Explique.
Respostas
Resposta: A fim de promover a cooperação, Deming defende o Sistema do Conhecimento Profundo, teoria que envolve visão e compreensão ampliadas de elementos aparentemente individuais, mas que possuem interligação, formando um sistema maior: a empresa. Deming acreditava que os colaboradores possuem potencial quase ilimitado quando inseridos em um ambiente favorável. Segundo ele, 85% da eficácia de um trabalhador é determinada pelo próprio local de trabalho e apenas o restante diz respeito à sua habilidade. Com base nessa visão, cabe ao gerente o papel de:
Investir na compreensão da psicologia em grupo e dos indivíduos;
Eliminar metas de produção e slogans, que alienam os trabalhadores, criando competição e desunião;
Estruturar a empresa como uma grande equipe, dividida em subequipes, alinhando todos a um mesmo objetivo, de forma a eliminar divisões e conflitos desnecessários;
Compartilhar o lucro com os trabalhadores enquanto equipe e não como indivíduos;
Criar um ambiente que elimine medo, inveja, raiva e vingança do local de trabalho;
Desenvolver programas rigorosos de formação e treinamento.
Como resultado, os funcionários tendem a compreender melhor seus postos de trabalho, enxergando seu valor dentro da organização e se sentindo estimulados e capacitados para alcançarem um maior desempenho. E isso, por si só, já paga a despesa.
Explicação:
Em seu livro Out of the Crisis, Deming trata da aplicação dos 14 pontos que servem como indicadores de que a gerência tem por objetivo continuar no negócio, resguardar os investidores e zelar pela manutenção dos empregos. Esses pontos são aplicáveis, de maneira irrestrita, a qualquer negócio, independentemente de serem organizações pequenas ou grandes, na indústria de serviços ou na manufatura. Veja abaixo quais são esses 14 pontos:
1-Criar constância de propósito de aperfeiçoamento de produtos e serviços, a fim de torná-los competitivos, perpetuá-los no mercado e gerar empregos.
2-Garantir a renovação de forma a ajustar sua filosofia à nova era econômica. A administração ocidental deve se conscientizar sobre suas responsabilidades e assumir a liderança em direção à transformação.
3-Eliminar a demanda de inspeção para a garantir a qualidade. Extinguir a necessidade de inspeção em massa, primando pela internalização da qualidade do produto.
4-Eliminar o critério de escolha baseado, exclusivamente, no preço. Em vez disso, reduzir o custo total, incentivando um só fornecedor para cada item a fim de fomentar relacionamentos duráveis, baseados na qualidade e na confiança.
5-Melhorar de modo contínuo todo o processo de planejamento, produção e serviços, com o intuito de elevar a qualidade e a produtividade e, consequentemente, minimizar os custos.
6-Oferecer treinamento no local de trabalho.
7-Adotar e consolidar a liderança, que deve dar suporte para o desenvolvimento de um trabalho melhor. Tanto a liderança dos empregados quanto a liderança empresarial precisam de uma completa reformulação.
8-Acabar com o medo.
9-Destituir os obstáculos entre departamentos. Assim, colaboradores de diferentes setores devem atuar em conjunto, sendo capazes de antever problemas seja durante a produção ou mesmo na utilização dos produtos ou serviços.
10Erradicar slogans, advertências e metas endereçadas aos empregados.
11-Parar com a estipulação de padrões artificiais (cotas), assim como com a administração por objetivos e a administração através de números e metas numéricas.
12-Remover obstáculos que despojem as pessoas de orgulho no trabalho. O foco da supervisão deve se concentrar na qualidade e não em valores numéricos. Tirar de cena as barreiras que impedem que aqueles que atuam nas áreas administrativas e de planejamento tenham o mais que justo direito de se orgulharem do produto de seu trabalho. Nesse caso, é preciso abolir as avaliações de desempenho ou de mérito e a administração por objetivos ou números.
13-Construir um programa rigoroso de educação e aperfeiçoamento para o pessoal.
14-Disseminar a cultura de que a transformação é responsabilidade de todos.
Essa filosofia passou a ser integrada à nossa cultura de trabalho graças aos trabalhos de Deming. E isso foi possível sobretudo por meio de seu próprio exemplo pessoal de trabalho duro, sinceridade, decência e responsabilidade pessoal. Com isso, o universo da gestão foi para sempre modificado. Vale lembrar também que William Edwards Deming foi o principal responsável pela popularização do Ciclo PDCA!