Sabemos que as árvores podem crescer muito e atingir grandes alturas, e para que isso seja possível, a seiva bruta bruta precisa subir e alcançar grandes altitudes. Em relação a esse processo responda: A) Quais são as três hipóteses para a condução da seiva bruta até o alto de uma árvore? B) Qual a hipótese mais aceita e quais os dois processos responsáveis pela condução desta seiva em uma altitude de até 160 metros? C) Qual o papel dos estômatos nesse processo?
Respostas
Resposta:
A) As três hipóteses para condução da seiva bruta são chamadas de Hipótese de adesão-coesão, hipótese por diferença de pressão osmótica e hipótese de sucção da água. B)A hipótese mais aceita é a de adesão-coesão e os processos de capilaridade e de sucção das folhas. C) O papel dos estômatos é auxiliar na reabsorção da água perdida.
Explicação:
A) A condução da seiva bruta até o alto de uma árvore pode ser explicada por duas hipóteses. A primeira foi feita pelo botânico Dixon o qual explica que durante a perda de água pelas plantas, estas passavam a exercer uma ação de "puxar" a seiva bruta através de forças de adesão-coesão-tensão.
Outra hipótese foi elaborada por Ernst Münch o qual explica que a seiva bruta alcança o alto de uma árvore por diferenças de pressão osmótica.
Outra hipótese é que esse processo é resultante de forças intermoleculares entre a água e as paredes do xilema como forma de sucção da água.
B) A hipótese mais aceita é a hipótese da coesão-tensão de Dixon nos quais atuam dois processos chamados de capilaridade a qual é a tendência natural da água de subir decorrente das forças intermoleculares e o processo de sucção das folhas no qual a transpiração da água aumenta a tensão no interior do xilema e consequentemente subida da seiva bruta.
C) O papel dos estômatos nesse processo é que estes são essenciais para que ocorra a reabsorção da água perdida durante a transpiração.