Respostas
Resposta:
Contabilidade para indústria – o que é
Você sabe que em uma indústria são vários fatores que envolvem a composição do custo final de um produto; não é mesmo?
Sendo assim, o único meio de determinar esse custo é uma contabilidade voltada especificamente para essa finalidade.
Dessa forma, a contabilidade para indústria – ou contabilidade de custos, como também é conhecida – compreende então, o processo de detectar e tratar custos de produção que favorecem o produto final de uma empresa.
Contabilidade para indústria – como funciona
A contabilidade industrial ou contabilidade de custos permite que sua indústria saiba exatamente o total dos gastos para assim, produzir algum item, e com isso utilizar esses dados para fazer o cálculo do valor de revenda e a margem de lucro.
Portanto, fazer a contabilidade de custos de sua indústria é entender onde estão e como se comportam os custos dentro dela.
Está entendendo?
Vamos de dar um exemplo para reforçar o seu entendimento quanto à contabilidade para indústrias: em sua indústria o lucro é resultado da transformação de matéria-prima em um produto final, certo?
Certo. Isso envolve determinadas particularidades, vez que o processo até a obtenção do lucro final abrange funções acessórias específicas, como:
Compra de matéria-prima e a venda final do produto.
Transformação dos materiais.
Aplicação de capital e obtenção de financiamentos, etc.
Assim, o setor de indústrias exige muita atenção, vez que tem muitas particularidades relacionadas aos assuntos, contábeis e fiscais e também na parte tributária, como o ICMS e IPI.
Por isso, você deve ter o cuidado ao contratar uma contabilidade para indústrias, para que o seu negócio utilize os métodos de custeios adequados, esteja com suas obrigações sempre em dia e gere lucros.
Provavelmente você esteja pensando “então a contabilidade industrial é igual a contabilidade comercial”.
Não.
Na contabilidade comercial é só somar o valor pago pela mercadoria aos tributos não compensáveis e mais alguns custos acessórios como seguros e fretes, para você identificar o custo dessa mercadoria.
Por outro lado, na contabilidade aplicada a uma empresa do ramo industrial isso é mais complexo, já que a transformação de matéria-prima em produto final engloba custos com mão-de-obra, água, energia elétrica e outros.
Com isso você pode notar que é preciso levar em consideração não apenas o valor investido na matéria-prima, mas também os custos de produção.
Ademais, o lucro nesse caso só é identificado após a conclusão da venda, vez que a essa venda ainda são aplicadas despesas financeiras, administrativas e comerciais.
Portanto, ao contar com o apoio de um contador especializado no setor de indústria você tem um parceiro estratégico na tomada de decisões que levam ao aumento da lucratividade do seu negócio.
Explicação: Espero ter ajudado e se puder marcar a minha como a melhor eu agradeço